domingo, 14 de julho de 2013

Festa da Colheita da Colônia Mombuca – 51 anos

Na manhã deste sábado (13-07), convite da Associação Agro Cultural e Esportiva de Guatapará, estive na colônia Mombuca, em Guatapará, participando das comemorações do 51º Aniversário da Colônia. Fui recebido pelo Presidente da Associação Tsuneo Mogui e pelo Cônsul-Geral Adjunto do Consulado Geral do Japão em São Paulo Hiroaki Sano, além de inúmeras lideranças da cultura nipônica, civis e políticas, que me fizeram as honras da Casa.
Aproveitei este momento para entregar aos anfitriões a cópia do Projeto de Lei sob o N.º 855/2011 de minha autoria, incluindo a Festa da Colheita da Colônia Mombuca no calendário turístico do Estado de São Paulo, bem como a cópia do Diário Oficial, edição de 09 de março de 2012, em que o governador Geraldo Alckmin sancionou esse projeto. Tendo em vista a importância sócio-cultural, sobretudo econômica, da cultura japonesa em Guatapará, a Festa da Colheita está oficialmente reconhecida através da Lei Estadual 14.705.

Após, fomos até o cemitério para acompanhar a Missa Solene, em respeito aos antepassados; os ensinamentos e a formação dada às novas gerações é motivo de muito orgulho para os japoneses. Prestamos, assim, uma justa homenagem de agradecimento.

Retornamos ao recinto das festividades para a abertura oficial e tivemos a oportunidade de acompanhar a apresentação da Banda Marcial Municipal “Nayara Marchetti Rocha”, executando os hinos do Brasil e do Japão; fui homenageado por minha singela contribuição para com aquela comunidade e, com a fala, expressei minha alegria, e não só como deputado mas, sim, em virtude admiração que guardo pela cultura japonesa; aliás, na minha opinião, a relação nipo-brasileira ainda é tímida. Temos tudo para avançar e estreitar, muito mais, os nossos laços.

Visitei a exposição de artesanato e dos produtos cultivados pela comunidade da Mombuca; produtos, inclusive, de muita qualidade. Conversando com os produtores, confessaram-me que os resultados por eles obtidos, com produtos de grande qualidade, se dão através de trabalho e muito carinho no desenvolvimento das suas atividades.

Ao final, brindamos essa manhã como um almoço tipicamente japonês, certo de que há muito o que aprender com essa cultura, sobremaneira, rica.













Nenhum comentário:

Postar um comentário