terça-feira, 30 de abril de 2013

Hoje é o Dia do Ferroviário


“Estrada de Ferro Mauá”, a primeira ferrovia do país

A primeira estrada de ferro do Brasil foi a Estrada de Ferro Petrópolis, inaugurada em 30 de abril de 1854, sendo conhecida como “Estrada de Ferro Mauá”, constituída graças ao patrocínio do Barão de Mauá, ligando a Praia da Estrela, na Baía da Guanabara, à raiz da Serra de Petrópolis.

Começou, então, uma atividade nova no Brasil cujo resgate estamos tentando, no âmbito do Estado de São Paulo, através da Comissão Parlamentar Estadual para reativação da Malha Ferroviária.

No registro, os trabalhos da Comissão Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista

Apesar do descaso do governo federal e dos governos estaduais, a ferrovia ainda sobrevive e o ferroviário pode exercer sua atividade não apenas transportando cargas como, igualmente, pessoas, nos trens turísticos em passeios voltados para a contemplação de belezas naturais ou recantos históricos.

30 de Abril é, assim, o Dia do Ferroviário, uma categoria profissional merecedora de toda nossa admiração e que, efusivamente, cumprimento pela data!!!
Em Ribeirão Preto, a histórica Maria Fumaça “US AMALIA”, localizada na praça Francisco Schimidt e que foi doada pelas Indústrias Matarazzo em 1912


Nenhum comentário:

Postar um comentário