sexta-feira, 22 de março de 2013

Proteção para o Aqüífero Guarani


Alertado para a existência de irregularidades nas lagoas de tratamento de esgoto do CDP (Centro de Detenção Provisória) e da Penitenciária de Ribeirão Preto, apresentei requerimento na Assembléia Legislativa indagando, do Secretário de Administração Penitenciária, quais providências foram tomadas para saná-las.

Em minha justificativa, cito o fato do Ministério Público ter constatado irregularidades nas lagoas de tratamento de esgoto do Centro de Detenção Provisória e da Penitenciária, ambas de Ribeirão Preto e saliento a necessidade de “medidas imediatas” serem tomadas, visto o grande risco de contaminação do aqüífero Guarani e do lençol freático.

Esse meu requerimento de informações assim está redigido:

“Requeiro, com fundamento no inciso XVI do artigo 20 da Constituição do Estado de São Paulo, combinado com o artigo 166 da XIV Consolidação do Regimento Interno da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, que seja oficiado o Senhor Secretário de Administração Penitenciária, para que preste, no prazo constitucional, as seguintes informações:

1) Quais as providências que foram tomadas para sanar as Irregularidades nas lagoas de tratamento de esgoto do CDP - Centro de Detenção Provisória e da Penitenciária, ambas de Ribeirão Preto, constatadas pelo Ministério Público.

Minha justificativa a esse requerimento tem a seguinte fundamentação:

“Reportagem em periódico do município de Ribeirão Preto informa que o Ministério Público constatou irregularidades nas lagoas de tratamento de esgoto do Centro de Detenção Provisória e da Penitenciária, ambas de Ribeirão Preto. Providências imediatas deveriam ter sido tomadas, visto que o risco de contaminação do aquífero Guarani e do Lençol Freático é grande, conforme afirma o geógrafo Elias Antonio Vieira em reportagem veiculada no dia 28/02/2013 no Jornal A Cidade.


Outrossim, a irregularidade na destinação de esgoto causam prejuízos, por vezes, irreparáveis ao Meio Ambiente. Pelo exposto acima, requeremos ao Senhor Secretário de Administração Penitenciária as informações que possibilitem o esclarecimento pretendido.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário