segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

7 DE JANEIRO, DIA DO LEITOR


A leitura é uma das principais fontes do conhecimento humano; através da leitura, a pessoa conhece lugares onde nunca esteve, vai ao passado e até mesmo se projeta para o futuro. No Brasil, infelizmente, cerca de 25 milhões de pessoas em idade possível de leitura (acima de 5 anos) ainda são analfabetos. Ninguém, por outro lado, nasce leitor e o aprendizado da leitura é um processo  infinito de capacitação fomentado pelo contato com livros, revistas e jornais.
A prática da leitura nos leva a livros mais complexos, sejam eles literários ou não, indicando  nosso crescimento na capacidade de interpretação e de abstração. Ler, por outro lado,  nunca é uma atividade passiva: pela leitura,  o leitor identifica e cria lugares, personagens e estórias.
Pela leitura não apenas sabemos o que está acontecendo como, também, interpretamos os acontecimentos...
Transcrevo, a propósito, o texto da edição de “A Cidade” deste 7 de janeiro dedicada ao LEITOR:
O jornal é de quem lê
Pela manhã o olhar alcança o mundo. Depois passeia pelas noticias da cidade. Confere quem levou a taça, quem perdeu o gol. Lê sobre arte, cinema e literatura em cada centímetro quadrado de papel. Absorve a informação, sabiamente. Tudo sobre conflitos, acordos. Sobre o mal e sobre a cura. Sobre corrupção, solidariedade, tragédias e comemorações. As últimas notícias. Nada pode ficar de fora. Cada liquidação, cada oportunidade, cada promoção. Tudo anunciado em suaves prestações. Depois de ler quase tudo, confere o dia.”


Um dia todo seu, leitor. FELIZ DIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário