terça-feira, 5 de julho de 2011

Mombuca comemora os 49 anos da Festa da Colheita

Vivi momentos de emoção ao participar, no último dia 3,  das solenidades comemorativas da 49ª. Festa da Colheita e da implantação da Colônia japonesa Mombuca, em Guatapará,  um lugar agradável, com pessoas receptivas e uma cultura muito bonita. Mombuca é um verdadeiro marco da  imigração japonesa no Brasil, iniciada no dia 18 de junho de  1908 quando o navio  Kasato-Maru atracou no porto de Santos. Após a permanência na Hospedaria de Imigrantes, os japoneses foram enviados,  em grupos, para seis fazendas no interior de Estado de São Paulo, uma delas em Guatapará, onde receberam terras do governo japonês para implantar a comunidade de Mombuca na qual desenvolvem, há 49 anos, atividades agrícolas e avícolas.
  Participei, assim, da missa solene celebrada no cemitério de Mombuca (celebrada pelo padre Josirlei Aparecido da Silva) ao lado, entre outras personalidades de Guatapará,  do prefeito Samir Redondo; do presidente da Câmara, Paulo Siane; do vereador José Antonio Stoque;  do presidente da Associação Agro Cultural e Esportiva, Juan Kawakami; do vice-presidente, Yoshio Hayashi; do ex-vereador Tsuneo Mogi; e  da secretária da Educação Adriana Sertori Sandrim Costa. Na sequência, a cerimônia formal comemorativa dos 49 anos da Colônia quando recebi, do prefeito Samir, uma incumbência da qual,  prazerosamente, me empenharei: incluir, no calendário turístico do Estado de São Paulo, em 2012, a comemoração dos 50 anos de Mombuca. Desses eventos igualmente participou o  Cônsul  Tsuyoshi Narita (diretor geral do Departamento Consular de São Paulo). 
Também acompanhei a  abertura das exposições e vendas de artesanatos, comidas típicas e produtos, bem como participei do almoço oferecido aos convidados e autoridades presentes.
Foram momentos, reitero, de emoção, mesmo porque,  como prefeito de Ribeirão Preto,   participei de alguns momentos significativos da história de Guatapará (inclusive da sua emancipação, na década de 90,  após ter sido durante muitos anos distrito do nosso município),  alguns deles reproduzidos nas fotos abaixo.

Ladeado pela equipe da Ouro Fino, liderada pelo Sumiki Fujiyama.

Ao lado de Masaharu Takagi e do padre Josirlei.
Reencontrando o dinâmico prefeito Samir Redondo.

Missa solene marcou a programação do último sábado.

Instante de reverência e gratidão marcando a liturgia da missa solene.
No meu breve discurso, ressaltei minha admiração pela operosidade da colônia japonesa de Mombuca.
                        Autoridades que prestigiaram o evento posaram para fotos.
Com Aldo Vianna, diretor da Ouro Fino, parceiro nas comemorações da Festa da Colônia.
O professor doutor Tashima e sua assistente proporcionaram sessões de relaxamento muscular aos visitantes.

As alunas do ensino fundamental fizeram questão de serem fotografadas comigo e com o vereador Stoque.

O ex-sub-prefeito de Guatapará Vadão prestigiou o evento ao lado do atual prefeito Samir e outras personalidades.
O vereador José Antônio  Stoque acompanhou a  minha visita
Ao lado do jornalista Fernando Souza,jornalista (do jornal “O Repórter” de Pradópolis) e do ex-vereador de Guatapará Tsuneo Mogi.

Com o ex-vereador Yoshio Hayashi (vice-presidente da Associação Agro Cultural e Esportiva de Guatapará)  e o empresário Koji Nitta (diretor da Granja Nitta).
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário