quarta-feira, 6 de abril de 2011

DISCURSO PROFERIDO NO PLENÁRIO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA (05/04/2011)

          Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, tenho uma admiração muito grande pelo Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Aprendi a admirá-lo por ver neste líder, neste político, três virtudes que são fundamentais em alguém que tem a grande responsabilidade de gerir a coisa pública: capacidade, idealismo e coragem. Não é fácil. Eu falo porque, desde os 17 anos, quando ingressei na Juventude Democrata Cristã, fiquei envolvido com a administração pública. E a gente tem vontade de fazer tanta coisa, são tantas as necessidades. Infelizmente, um país como nosso, apesar de ser apresentado hoje em dia como uma grande econômica, na realidade tem muitos problemas de subdesenvolvimento e de miséria. Os governantes sentem então dificuldade em atender a todas as reivindicações, e que são justas. Tenho ouvido nesta Casa que as diversas bancadas fazem as suas solicitações, as suas observações. Sinto que o administrador, quando vê que são reivindicações justas, logicamente gostaria de atender. Mas, infelizmente, os recursos são escassos na administração pública para as grandes necessidades.
            Quero, nesta oportunidade, registrar a minha satisfação com o convênio realizado entre o Governo do Estado e a Universidade de São Paulo, para a instalação em Ribeirão Preto do Pólo de Alta Tecnologia. Quando prefeito municipal, iniciamos esses entendimentos com a Universidade de São Paulo, e agora, graças a Deus, chega-se a término esse entendimento da USP com o Governo de São Paulo. Foi liberada uma verba de seis milhões de reais para a construção do Centro Tecnológico, um prédio de três andares, que vai administrar todo o Pólo de Alta Tecnologia de Ribeirão Preto.
            Ainda nessa questão de desenvolvimento tecnológico, Ribeirão Preto agradece muito a Fatec prometida, e que agora o Governador de São Paulo vai executar. E ele já anunciou. Se Deus quiser, já nos próximos meses teremos a licitação para a construção da Faculdade de Tecnologia de Ribeirão Preto.
            Quero dar os parabéns ao Secretário de Habitação, Deputado Sílvio Torres, pela maneira com que vem conduzindo esta secretaria. O Governo de São Paulo, na área habitacional, tem feito grandes realizações. Na minha cidade mesmo, Ribeirão Preto, ainda recentemente, o Governador de São Paulo inaugurou vários conjuntos habitacionais. E a gente sentia a felicidade daquelas famílias, muitas delas que estavam morando, vivendo em favelas, e graças à atuação do Governo Geraldo Alckmin, e da Secretaria da Habitação, passaram a ter a sua casa própria. Eu vi a emoção daquelas pessoas que, quando entravam na casa própria, batiam o pé no chão e podiam falar “Este chão é meu”. Dentre as conquistas de uma família na sociedade é mais importante a sua casa própria, e espero que o Governo do Estado continue dando preferência no seu programa administrativo a essa área habitacional.
            Quero agradecer também ao Governo de São Paulo, e ao Secretário que fez a designação do delegado de polícia para a Cidade de Brodowski, que é vizinha de Ribeirão Preto. Há tempo que a cidade vinha fazendo essa reivindicação. E agora houve a designação pelo Secretário da Segurança Pública, e a Cidade de Brodowski, o prefeito, o presidente da Câmara e os líderes da cidade pediram-me que fizesse esse agradecimento de público aqui também na Assembleia.
            Gostaria ainda de registrar que hoje, em Brasília, está sendo realizado um importante encontro de produtores rurais de todo o Brasil. Eles estão lutando para a aprovação do novo Código Florestal. O parecer do Deputado Federal Aldo Rabelo, do Partido Comunista Brasileiro, é de grande importância. É uma pessoa que, sem radicalismo, buscou encontrar o caminho certo para que ambientalistas e produtores rurais pudessem ter atendido os seus desejos e os seus anseios. Se não for aprovado já o projeto do novo Código Florestal, vamos ter uma grande crise na área agrícola, pois a partir de junho o Banco do Brasil e outros bancos não estarão mais fazendo financiamentos para a área rural. Esperamos então que não haja realmente radicalização, nem por parte dos produtores rurais, nem por parte dos ambientalistas. Mas que o diálogo seja muito importante na busca da melhor solução para um Código Florestal, adequado aos tempos que estamos vivendo. Hoje, a produção agrícola do Brasil, o agronegócio responde na nossa economia por quase 40% da produção nacional, inclusive das exportações. É então uma área que tem de ser vista com muito carinho pelo Governo e pelas nossas lideranças.
            Gostaria de tratar de um assunto abordado pelo Deputado que me antecedeu. É sobre a saúde na minha região.
            Recebi hoje a visita do ex-prefeito de Jardinópolis, Amauri Pegoraro e de seu filho, que é vereador na cidade, o Amauri, falando sobre as necessidades de Jardinópolis e principalmente de um problema que tem acontecido em várias cidades. Tínhamos o Hospital da Santa Casa que entrou em crise e fechou. Hoje, até um parto, que é uma coisa simples, para ser feito em Jardinópolis, o hospital não faz. Está fechado.
Então, vai para Ribeirão Preto e provoca um congestionamento nos atendimentos na cidade. É muito importante que os hospitais das cidades vizinhas de Ribeirão Preto possam ter ativados os seus hospitais, porque assim os casos mais simples podem ser resolvidos na própria cidade.
Faço esse apelo ao Secretário da Saúde, ao Governador Geraldo Alckmin, que é médico e entende bem desse assunto, que o mais breve possível resolva o problema do Hospital da Santa Casa de Jardinópolis, colocando-o novamente para funcionar.
Em Serrana, temos a mesma situação. Há um hospital pronto, e para entrar em funcionamento é preciso mais rapidez por parte do Governo do Estado de São Paulo, para fazer com que sejam adquiridos todos os equipamentos e que o Hospital de Serrana possa integrar o processo de assistência médico-hospitalar de toda a região.
Gostaria também de registrar a alegria de ver a atuação da Unimed, que é uma cooperativa de assistência médico-hospitalar, que na minha cidade, está anunciando agora a construção de um hospital maravilhoso, para cem leitos e 600 funcionários, que vai começar já.
Sabemos que a Unimed hoje atende vinte milhões de pessoas, num  atendimento de primeira linha e de grande importância porque desafoga a área de saúde oficial. E graças a Deus, na região de Ribeirão Preto, nós temos ótimos dirigentes da Unimed, e que partem agora para a construção desse hospital, que vai possibilitar o atendimento inclusive de cem leitos nas melhores condições de assistência hospitalar.
            Sr. Presidente, quero dizer que tenho um prazer muito grande de estar nesta Casa, e tenho ouvido com grande interesse todos os pronunciamentos, sejam dos deputados que integram a chamada maioria, como dos deputados da oposição, e tenho aprendido muito. Sei que todos são idealistas, cada qual dentro dos seus princípios e dos seus ideais.
            Gostaria que cada um de nós pudesse provocar Brasília para que tenhamos rapidamente a chamada reforma política. Não é possível que a área política brasileira continue essa bagunça que está hoje. São mais de trinta partidos, muitos deles apenas partidos de aluguel. Nada mais fazem do que vender as suas legendas quando chega o processo eleitoral.
            Às vezes nós reclamamos: como que a justiça não tomou uma providência em relação à ficha limpa? Mas, meu Deus do céu, antes da justiça, eu acho que os partidos deveriam ter vergonha e não aceitar nas suas legendas pessoas de ficha suja. Isso seria o ideal. A primeira seleção é feita no partido. Não precisa esperar do tribunal amanhã para cassar o mandato de um deputado eleito, e que é venal. Mas o partido não deve dar a legenda para essas pessoas.
            Sr. Presidente, Srs. Deputados, há uma série de questões que eu gostaria de tratar. Na primeira oportunidade vou defender a reforma política nacional. Mas, apelo a todos os partidos com assento nesta Casa, para que entusiasme os seus líderes em Brasília, para que façam isso com seriedade e rapidez.
Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário