segunda-feira, 23 de março de 2015

REGIÃO METROPOLITANA DE RIBEIRÃO PRETO JÁ!

Imagem ilustrativa


Welson Gasparini

Estudo da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia, baseado em números do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostra: a cidade de Ribeirão Preto cresceu mais em população do que a população do estado de São Paulo e a população brasileira. O crescimento da população em Ribeirão Preto foi de 2,4% contra 1,9% do estado de São Paulo e 1,8% do Brasil. Já a região administrativa de Ribeirão Preto conta atualmente com cerca de 1 milhão e 500 mil habitantes. Os primeiros estudos do Governo do Estado para a criação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto surgiram no 2º semestre de 2008, no final da minha quarta administração como prefeito de Ribeirão Preto. E desde o início, contaram com o meu irrestrito e entusiástico apoio.
Não é possível, por exemplo, pensarmos em uma cidade isoladamente, esquecendo as cidades vizinhas. Na região de Ribeirão Preto mais de 30 cidades precisam e devem ser planejadas em conjunto. Sabemos que um processo moderno de urbanização não pode ser feito isoladamente por uma cidade, principalmente porque as cidades se inter-relacionam muito hoje em dia. Existe, acredito, uma unanimidade em favor da criação, já, da Região Metropolitana de Ribeirão Preto.
Logo ao tomar posse, no meu recém terminado segundo mandato como deputado estadual, em abril de 2011, o PSDB promoveu na Câmara Municipal de Ribeirão Preto o Fórum de Desenvolvimento Metropolitano, com a participação do secretário Edson Aparecido, do deputado federal Duarte Nogueira e do deputado estadual Rafael Silva. Em 1º de julho de 2013, ao lado do deputado Duarte Nogueira e os vereadores de Ribeirão Preto, tratamos do tema junto ao então secretário de Desenvolvimento Metropolitano Edmur Mesquita. Também sempre contei com o apoio do deputado Baleia Rossi e agora igualmente com o do deputado recém-empossado, Léo Oliveira. Os prefeitos e vereadores da região, bem como a prefeita e os vereadores de Ribeirão Preto partilham do mesmo entusiasmo porque sabem:  a criação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto vai ensejar a destinação de verbas oficiais específicas para a sua implementação.
Os estudos para a instalação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto estão concluídos na área do Governo do Estado: falta apenas a palavra conclusiva do governador: “Quero a instalação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto.” É um tema do qual tenho me ocupado frequentemente na tribuna da Assembleia. Ainda no final de 2014, quando o governador Geraldo Alckmin esteve na região fazendo inspeções técnicas, reiterei a ele o pedido para o envio do projeto de lei criando a Região Metropolitana de Ribeirão Preto, levando em conta a potencialidade dos municípios que a ela se integrarão. Voltei a insistir nesse pedido já no meu primeiro discurso na atual Legislatura. Acredito que alguns entraves burocráticos estão apenas adiando a criação da nossa região metropolitana que, para mim, é   irreversível. Os estudos estão prontos e não vou sossegar até o governador assinar o projeto de lei criando a Região Metropolitana de Ribeirão Preto e enviá-lo para a Assembleia Legislativa, em regime de urgência, com a certeza da sua aprovação unânime pelos deputados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário