“Estrada
de Ferro Mauá”, a primeira ferrovia do país
|
A primeira estrada de ferro do Brasil foi a
Estrada de Ferro Petrópolis, inaugurada em 30 de abril de 1854, sendo conhecida
como “Estrada de Ferro Mauá”, constituída graças ao patrocínio do Barão de Mauá,
ligando a Praia da Estrela, na Baía da Guanabara, à raiz da Serra de
Petrópolis.
Começou, então, uma
atividade nova no Brasil cujo resgate estamos tentando, no âmbito do Estado de
São Paulo, através da Comissão Parlamentar Estadual para reativação da Malha
Ferroviária.
No registro, os trabalhos da Comissão Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista |
Apesar do descaso do governo federal e dos
governos estaduais, a ferrovia ainda sobrevive e o ferroviário pode exercer sua
atividade não apenas transportando cargas como, igualmente, pessoas, nos trens
turísticos em passeios voltados para a contemplação de belezas naturais ou
recantos históricos.
30 de Abril é, assim, o Dia
do Ferroviário, uma categoria profissional merecedora de toda nossa admiração e
que, efusivamente, cumprimento pela data!!!
Em Ribeirão Preto, a histórica Maria Fumaça “US AMALIA”, localizada na praça Francisco Schimidt e que foi doada pelas Indústrias Matarazzo em 1912 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário