terça-feira, 30 de abril de 2013

Hoje é o Dia do Ferroviário


“Estrada de Ferro Mauá”, a primeira ferrovia do país

A primeira estrada de ferro do Brasil foi a Estrada de Ferro Petrópolis, inaugurada em 30 de abril de 1854, sendo conhecida como “Estrada de Ferro Mauá”, constituída graças ao patrocínio do Barão de Mauá, ligando a Praia da Estrela, na Baía da Guanabara, à raiz da Serra de Petrópolis.

Começou, então, uma atividade nova no Brasil cujo resgate estamos tentando, no âmbito do Estado de São Paulo, através da Comissão Parlamentar Estadual para reativação da Malha Ferroviária.

No registro, os trabalhos da Comissão Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista

Apesar do descaso do governo federal e dos governos estaduais, a ferrovia ainda sobrevive e o ferroviário pode exercer sua atividade não apenas transportando cargas como, igualmente, pessoas, nos trens turísticos em passeios voltados para a contemplação de belezas naturais ou recantos históricos.

30 de Abril é, assim, o Dia do Ferroviário, uma categoria profissional merecedora de toda nossa admiração e que, efusivamente, cumprimento pela data!!!
Em Ribeirão Preto, a histórica Maria Fumaça “US AMALIA”, localizada na praça Francisco Schimidt e que foi doada pelas Indústrias Matarazzo em 1912


Jornal Tribuna, em 30 de abril de 2013: À memória de Saulo Ramos



sexta-feira, 26 de abril de 2013

Urgente reforma da “EE Prof. Sebastião Fernandes Palma”


Alertado pelas denúncias de alunos da “EE prof. Sebastião Fernandes Palma”, da Vila Seixas, publicadas na rede social Facebook – e divulgação das mesmas pela imprensa – no último dia 24, encaminhei ofício ao secretário da Educação, prof. Herman Jacobus Cornelis Voorwald, reclamando urgente reforma naquele imóvel.

Paralelamente apresentei indicação ao governador Geraldo Alckmin para que “determine com urgência a reforma da EE Prof. Fernandes Palma no município paulista de Ribeirão Preto”, fundamentando minha indicação com a seguinte justificativa:


“Nos termos legais, deve o Governo Estadual, através da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, administrar e manter os prédios escolares espalhados pelo território competente. Nesta data, 24 de abril, foi publicada matéria no conceituado jornal “A Cidade”, de grande circulação na região de Ribeirão Preto, informando das deprimentes condições de conservação daquela unidade escolar, a partir de denúncias dos alunos, postadas na rede social Facebook e as imagens, por si, justificam a eminente demanda pelas obras de conservação daquele prédio escolar. Neste sentido, serve o presente para solicitar as obras para reforma da respectiva unidade escolar e, considerando a eminência dos problemas apresentados, esperamos que tais obras ocorram o quanto antes”.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Recursos para a Santa Casa de Barretos

Cláudio da Santa Casa, eu e Ubirajara Silva Martins

Recebi em meu gabinete, em São Paulo, a visita do vereador Cláudio da Santa Casa de Barretos, acompanhado por Ubirajara Silva Martins, Diretor Presidente do Grupo Direito de Viver de Apoio a Portadores de Hepatite C, que me procuraram, pedindo minha interferência junto ao governo do Estado, visando a liberação de recursos para a Santa Casa daquela cidade. Assegurei aos visitantes o meu ânimo de auxiliá-los em tão justa pretensão.

Reforma e ampliação da UBS de Santa Ernestina

O prefeito Ricardo Abreu e eu

O Prefeito Ricardo Abreu, de Santa Ernestina, novamente esteve reunido comigo, em gabinete da Assembléia Legislativa e, como da vez anterior, apresentando reivindicação de relevante interesse para aquele município: agora para apresentar pedido de reforma e ampliação da UBS (Unidade Básica de Saúde) do município. Deixei claro ao prefeito que me empenharei no sentido de tão justo pedido ser atendido, o quanto antes, pelo governo do Estado.

Uma tarde de atividades em Guará


À convite dos vereadores Aparecido José da Silva “Cidão do Baiano”, Vinicius Magno Filgueira (o “Vinicius Engenheiro”) e Roberto Dias estive em Guará, na última segunda-feira, dia 22, onde fui gentilmente recepcionado na Câmara Municipal pelos citados vereadores e também pela vice-prefeita municipal Maria Aparecida Carrion Degrande Moreira; pela presidente da Câmara, Fabiana Junqueira Seribeli e pelos vereadores Luiz Carlos Batista Filho, Angela Aparecida Paulino Soares, Ana Maria Figueiredo Cruz, Arsênio Amaro Dias “Arroizão”, Leonildo Aparecido da Silva, Antônio dos Reis da Silva Almeida “Estrelinha” e Fabiano de Freitas Figueiredo.
Também participaram dessa recepção o diretor do Juizado Cível do Fórum de Guará, Celso Mota; o chefe de Gabinete da PM de Guará, Carlos Cesar Ambrósio; o secretário de Agricultura, Oscar Lino; a secretária da Educação, Kelly Cristina Pereira Telles; o secretário de Finanças, Rodrigo Anselmo Machado e a secretária da Saúde, Nanci Marangoni.






Tive oportunidade de anunciar o atendimento a uma reivindicação que me foi encaminhada pelos vereadores Cidão, Vinicius e Roberto; a liberação, pelo Estado de R$ 150 mil para a construção de uma praça e uma academia ao ar livre no bairro Nélio dos Santos que proporcionarão lazer e melhor qualidade de vida aos moradores daquele bairro. E, também, de me colocar à inteira disposição da população de Guará na defesa de seus justos anseios junto ao governo do Estado.

Aproveitando a tarde, também visitei:

1) a Casa da Criança de Guará onde recebi, das mãos de um aluno, reivindicação de recursos financeiros para a cobertura do pátio, bem como reforma da cozinha;



2) a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais: ao lado dos vereadores, do prefeito José Antônio Youssef Abboud e também da vice-prefeita Maria Aparecida, conheci as instalações e verifiquei a falta de um local adequado para o atendimento de fisioterapia. Prometi reivindicar, junto ao governo do Estado, a liberação de R$ 100 mil reais para a construção de uma sala de fisioterapia e compra dos materiais necessários.



3) a Santa Casa de Guará que apresenta o mesmo quadro de dificuldades enfrentados pelas demais do Estado de São Paulo e do Brasil. Télcio Gonçalves Tobias, o provedor, me entregou ofício solicitando recursos do Estado para custeio, aquisição de equipamentos e construção de uma sala adequada para a realização de exames de raio-X.





4) a Assistência Vicentina de Guará; uma instituição voltada para o atendimento de idosos e pessoas carentes da comunidade e que enfrenta dificuldades para sua manutenção. Prometi reivindicar recursos para a reforma e adequação das instalações do prédio, de modo a atender a mobilidade reduzida dos idosos ali atendidos.


quarta-feira, 24 de abril de 2013

Preocupação com as Santas Casas e hospitais filantrópicos


Estive em audiência nesta quarta-feira, 24, com o Secretário Estadual da Saúde, dr. Giovanni Guido Cerri, expondo-lhe minha preocupação com as Santas Casas e hospitais filantrópicos do Estado de São Paulo, ora vivendo situação das mais aflitivas devido à defasagem das tabelas SUS em relação aos próprios custos médico-hospitalares. Pedi-lhe para verificar a possibilidade do Estado subsidiar, em parte, as atividades prestadas por esses hospitais, bem como uma atenção especial aos problemas da saúde pública em Ribeirão Preto e em toda a nossa região.

Hospital Estadual de Ribeirão Preto "Dr. Carlos Eduardo Martinelli"



Eu acho um dever do poder público reverenciar a memória daqueles que, de alguma forma, contribuíram para melhorar a vida da comunidade na qual estiveram inseridos.

É o caso do dr. Carlos Eduardo Martinelli, falecido em 25 de novembro de 2011, cuja vida foi praticamente dedicada à saúde pública. Como administrador hospitalar fez do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, durante os 12 anos em que exerceu a superintendência, um centro de excelência para o atendimento das mais variadas enfermidades.
A meu convite ocupou, com igual zelo e competência, os cargos de coordenador geral e secretário Municipal da Saúde de 1990 a 1992.
Implantou, ainda, o curso de Medicina da Unaerp e, junto com o professor Dutra de Oliveira, foi o responsável pela construção do Hospital Electro Bonini.

Tudo isso levou-me a apresentar, na Assembleia Legislativa de São Paulo, o Projeto de Lei de N.º 314/2012 dando seu nome ao Hospital Estadual de Ribeirão Preto. Nenhum nome, acredito, é melhor para denominar esse hospital do que alguém que como médico e administrador, tão bem representou a figura do profissional da saúde pública.


No último dia 17 de abril o governador Geraldo Alckmin sancionou a Lei 14.985, eternizando a figura de um grande ser humano, que tive a grata satisfação de conhecer.


Minha saudação a dom Moacir, o novo Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto



Os sinos da Catedral de São Sebastião anunciaram, na manhã desta quarta-feira, 24, a nomeação, pelo papa Francisco, de Dom Moacir Silva como o novo arcebispo da Arquidiocese de Ribeirão Preto.
Dom Moacir tem 58 anos e terá dois meses para ocupar um posto vago desde o falecimento de dom Joviano, em junho do ano passado, sendo transferido de São José dos Campos, cidade onde nasceu e ocupava o cargo de bispo.
Para mim, como católico apostólico romano praticante, é motivo de alegria saudar o novo pastor da minha igreja que apresenta, por sinal, um currículo dos mais abrangentes, iniciado como operário da fábrica da General Motors em São José dos Campos; em fevereiro de 1976 ingressou o Seminário Diocesano Santo Antônio, em Taubaté, o ponto de partida para uma carreira eclesiástica brilhante.
Atual Presidente da Comissão de Liturgia do Regional Sul 1 – CNBB; presidente da Sub-Região Aparecida – Regional Sul 1 – CNBB; membro da Comissão Episcopal para os Tribunais Eclesiásticos de Segunda Instância e Membro do Conselho Econômico do CELAM (Conferência Episcopal Latino-Americana), Dom Moacir chega a Ribeirão Preto plenamente credenciado para liderar o catolicismo em toda a nossa região.
Tenho convicção de que Dom Moacir será um grande condutor da Igreja Católica Romana de Ribeirão Preto e dou-lhe minhas boas vindas, desejando-lhe uma longa e profícua atuação no comando da nossa arquidiocese.

Lideranças regionais se reúnem em Morro Agudo


Sob a coordenação do vereador dr. Alessandro Brás Rodrigues (coordenador regional do PSDB)  reuniram-se comigo, na manhã do último sábado, 20, nas dependências da Câmara Municipal de Morro Agudo, lideranças regionais, para avaliarem e apoiarem o trabalho que tenho desenvolvido na Assembleia Legislativa em favor dos municípios ali representados (Ipuã, Morro Agudo, Orlândia e São Joaquim da Barra).

Tive oportunidade de dialogar com o prefeito Amauri José Benedetti, lembrando a reunião que tivemos no dia 15 de fevereiro, no meu escritório regional de Ribeirão Preto quando, ao lado do assessor administrativo Wellington Rosa e dos vereadores Darci da Ótica e Air Junior, apresentou-me diversas reivindicações do interesse de Morro Agudo como, entre outras, massa asfáltica para pavimentação e/ou recape de logradouros públicos, construção de poço artesiano, restante da canalização do córrego do Chapéu e a conclusão da cobertura e iluminação do Estádio Milton Pereira Vianna. Deixei claro ao prefeito que estou atento a todas essas solicitações e empenhando-me, junto ao governo do Estado, para vê-las atendidas.

Durante a reunião, ouvi e anotei observações das lideranças políticas ali presentes sobre ações do governador Geraldo Alckmin, entre tais o vereador Beia e o ex-vereador Eduardo Elias, de Orlândia; o Silvio Mauad, o Adinam e o Everaldo, de São Joaquim da Barra; a Giovana e o vereador dr. Alessandro, de Ipuã. Já Morro Agudo esteve representado pelo presidente da Câmara, vereador Darci Martins da Silva (o Darci da Ótica); o vereador Air Junior; o presidente do diretório municipal do PSDB, Roberto Domingos; o vice-presidente do diretório municipal do PSDB, Antonio Francisco de Almeida; os suplentes de vereador, Claudio Alves Nogueira e o pastor Clovis Cardoso da Silva;  o chefe da Guarda Municipal, Nelson Guirardeli; o assessor de comunicação, Alexandre Honorato; o orientador de eventos públicos, Alexandre Aparecido; o assessor parlamentar Wellington Rosa, o assessor de Planejamento - engenheiro Joel Michigani e a também suplente de vereadora e diretora de escola Norminha (Norma Alessandra Castro), entre outros.

Essa minha presença em Morro Agudo foi solicitada pelas lideranças daquela região com as quais já me comprometi a participar da próxima, em Orlândia, em data ainda a ser marcada, pois para mim sempre é prazeroso o contato com essas lideranças tão representativas. Já garanti o meu empenho no sentido da construção de um poço artesiano no bairro Santo Inácio dos Vieiras, na cidade de Morro Agudo que atualmente é servido, precariamente, por um caminhão pipa.















terça-feira, 23 de abril de 2013

Gratidão ao governador pelo atendimento em obras indispensáveis para RP e região



No último dia 16, ocupei a tribuna da ALESP em duas oportunidades e, em ambas, destaquei realizações e obras do governador Geraldo Alckmin – atendendo pedidos meus – beneficiando Ribeirão Preto e região, entre tais:

1) a duplicação da rodovia Maurílio Biagi (ligando Sertãozinho a Pontal);

2) a construção de duas passarelas sobre a rodovia Ribeirão Preto/Bonfim Paulista;

3) a construção da FATEC em Ribeirão Preto;

4) verba para a reforma e ampliação da ETEC José Martimiano da Silva;

5) a concretização do Parque Tecnológico e da internacionalização do Aeroporto Leite Lopes;

6) a parceria da Secretaria da Cultura, viabilizando apresentações da nossa Orquestra Sinfônica em todo o Estado;

7) o programa de Creche-Escola, beneficiando 15 cidades desta região;

8) R$ 6 milhões para a construção de uma escola em Cravinhos, para atender 1.300 crianças;

9) a transformação de um prédio até então abandonado em Hospital Regional de Serrana;

10) e, ainda, dentro do programa de saneamento básico do Estado, a construção de estações de tratamento de esgoto nas cinco cidades desta região que ainda jogam seus dejetos no Rio Pardo.

Tenho tanto a agradecer ao governador Geraldo Alckmin pelo seu interesse para com Ribeirão Preto e região que fiz dois discursos num dia só mas, mesmo assim, ainda não deu para destacar tudo.

O pronunciamento abaixo foi feito na segunda parte da sessão legislativa do último dia 16, um dia antes do governador – que já havia beneficiado, conforme destaquei, os policiais militares com a valorização salarial – ter assinado Projeto de Lei Complementar favorecendo o magistério público estadual.


Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas:

No Pequeno Expediente, comecei a falar sobre o dinamismo da administração Geraldo Alckmin no estado de São Paulo e, agora, quero acrescentar mais detalhes.

Atendendo a uma solicitação minha, o governador determinou ao DER a construção de duas passarelas sobre a rodovia Ribeirão Preto/Bonfim Paulista, liberando cerca de sete milhões de reais para essas obras – a serem iniciadas no próximo mês de junho – beneficiando não apenas os moradores daquele distrito como, também, empregadas domésticas e prestadores de serviços procedentes de toda região.
O investimento vai acabar com o drama dessas pessoas diariamente  expostas aos riscos de acidentes no deslocamento de um lado para o outro daquela rodovia.

Recebi também do governador a notícia de que, atendendo ao meu pedido, autorizou o DER a licitar a obra de duplicação dos nove quilômetros da rodovia Maurílio Biagi ligando Sertãozinho a Pontal.
A licitação será publicada ainda neste primeiro semestre, tão logo seja concedida a licença ambiental.

Gostaria, aliás, de fazer um apelo para as licenças ambientais não demorarem tanto para serem autorizadas. Não estou pregando o desrespeito ao meio ambiente mas, sim, rapidez na tramitação do processo.

Para essa duplicação, o governador autorizou a verba de 48 milhões de reais, beneficiando tanto Sertãozinho quanto Pontal.

Quero registrar também uma redução dos transplantes de fígado realizados no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto nos últimos dois anos, resultante de um critério privilegiando a Grande São Paulo em detrimento do interior e, principalmente, da cidade de Ribeirão Preto, onde esses transplantes aconteciam.

Levei esse assunto ao governador Geraldo Alckmin e ao secretário da Saúde, dr. Giovanni Cerri, solicitando a revisão desse critério e a volta do sistema anterior. Atendendo ao meu pedido, foi revogada tal resolução e Ribeirão Preto voltou a realizar os transplantes de fígado em escala normal.
Pela nova determinação, somente após atender a todos os casos de transplante solicitados por Ribeirão Preto e região - não havendo receptores - o excedente será enviado para a cidade de São Paulo.
Foi outra grande vitória, numa bonita ação do governo de São Paulo!

Em relação à área cultural, estive em audiência com o Dr. Marcelo Araújo, secretário da Cultura, pedindo uma parceria da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto com aquela Secretaria.
Levei toda a diretoria da Orquestra para essa audiência na qual estiveram presentes o presidente, Dr. Décio Gonzalez; Julio Risso, um dos diretores e a gestora Mariângela Quartim.
Contamos com a compreensão do secretário e do Governo do Estado, neste ano aplicando 165 milhões na área da Cultura e teremos, assim, inúmeras apresentações da Orquestra Sinfônica no Estado de São Paulo sob o patrocínio da Secretaria da Cultura.

Na área da Educação, foram realizadas reformas e ampliações de muitas unidades de ensino em Ribeirão Preto e região.
O governador liberou 20 milhões de reais para melhorias e reformas em 30 escolas e no prédio da regional de Educação de Ribeirão Preto.
O governador anunciou, ainda, verba de seis milhões de reais para a construção de uma escola em Cravinhos, na região de Ribeirão Preto, destinada a atender cerca de 1.300 alunos com Ensino Fundamental e Médio.

Destaco também as obras no Parque Tecnológico de Ribeirão Preto, cuja construção resulta de convênio do Governo do Estado com a Universidade de São Paulo.
Será uma grande obra para a cidade de Ribeirão Preto. O governador já entregou a verba necessária para a construção dos dois primeiros prédios, com três andares cada, a serem concluídos ainda neste ano.
O Parque Tecnológico irá sediar unidades da Fundação para o Remédio Popular e da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias), entre outras de grande importância.

Também quero agradecer à professora Laura Laganá, diretora do Centro Paula Souza, pela Fatec de Ribeirão Preto.
Eu, quando prefeito municipal, iniciei a luta para a construção desta Fatec. Tivemos vários problemas burocráticos e alguns desentendimentos, mas o governador do Estado foi muito objetivo e liberou a verba para a construção dessa obra no bairro da Vila Virgínia.

Além disso, na audiência com a professora Laura Laganá, foi liberada verba para a reforma e ampliação da Etec de Ribeirão Preto, o antigo “Ginásio Industrial”. Com a ampliação e a criação de novos cursos os resultados desse investimento serão excepcionais.

Em relação ao aeroporto, o Governo do Estado de São Paulo está investindo 145 milhões para transformar o Aeroporto de Ribeirão Preto em aeroporto internacional de passageiros e cargas. É outra grande obra do governador Alckmin. A prefeitura cuidará das vias de acesso, investindo 26 milhões de reais, e o Governo do Estado assinou um convênio com ela, comprometendo-se a aplicar 145 milhões, deslocando a pista em 500 metros, faltando apenas entendimento na área ambiental. Se Deus quiser, o aeroporto internacional de passageiros e cargas de Ribeirão Preto, graças ao governador Geraldo Alckmin, também será uma realidade.

Em três anos, conforme prometido pelo governador Geraldo Alckmin, o Rio Pardo ficará livre do esgoto.
Cinco cidades na região de Ribeirão Preto ainda jogam, no Rio Pardo, o seu esgoto. Dessas, São Simão e Caconde já estão com as estações de tratamento em andamento e ficarão prontas ainda este ano; vão parar, assim, de jogar o esgoto no Rio Pardo.
Em Serrana e Jardinópolis, a situação será resolvida em breve; em São José do Rio Pardo está um pouco mais demorado, mas o projeto está em andamento.
Cravinhos e Brodowski já tiveram esse problema resolvido recentemente.

É a promessa do governador, com verbas já anunciadas: em três anos, na região de Ribeirão Preto, acabará o problema das cidades que jogam esgoto no Rio Pardo.

Pedi ao governador a instalação, no Parque Tecnológico, de um laboratório de gaseificação, para a transformação da biomassa da cana-de-açúcar em biocombustível plástico, ou energia elétrica, como o instalado no Parque Tecnológico de Piracicaba. Ainda não foi autorizado, mas tenho a certeza de que vamos obter do governador mais esta grande obra para Ribeirão Preto.

Em relação ao Hospital de Serrana, parado há muito tempo, o governador liberou o dinheiro para terminá-lo inteiramente já como um Hospital Regional. A verba para o término desse prédio já foi liberada. Ainda na área da Saúde, o governador liberou seis milhões de reais para a Mater. E também para ampliações e atendimentos do Hospital das Clínicas.

Gostaria de dizer que não só na minha região de Ribeirão Preto, mas em todo o estado de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin continua, como sempre foi, indiscutivelmente dinâmico. E isto numa época em que muitas administrações públicas, por não saberem administrar a parte financeira quebram.
O governador de São Paulo chega, para alegria dos paulistas, ao segundo ano do seu atual mandato, com equilíbrio financeiro total e disponibilidade financeira para investir bilhões de reais em obras e serviços de grande importância.

Tenho pedido muitas coisas ao Governador Geraldo Alckmin mas hoje, desta tribuna, quero renovar meu agradecimento pela sua atenção com a Polícia Militar, valorizando os policiais militares, que arriscam suas vidas para salvar e garantir as vidas das famílias de São Paulo.

Parabenizo-o pelo reconhecimento e pela valorização salarial. Amanhã estarei no Palácio, com muito prazer, atendendo convite, para assistir a assinatura do Projeto de lei Complementar voltado para a valorização salarial dos professores.

Pedirei às lideranças dos partidos para votarem com urgência esse projeto, porque precisamos valorizar os professores; assim estaremos contribuindo para melhorar cada vez mais a Educação no estado de São Paulo e também no Brasil.”

Jornal Tribuna, em 23 de abril de 2013: Somando Esforços pela Região Metropolitana de Ribeirão Preto



segunda-feira, 22 de abril de 2013

Conseg de Jardinópolis com nova diretoria


Participei, na noite da última sexta-feira, dia 19, na Câmara Municipal de Jardinópolis, da solenidade de posse da nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança daquela cidade atendendo convite que me foi endereçado pela presidente eleita, Narayma Saquy, pelo delegado de polícia Alexandre Daur e pelo tenente Edgar Moreira, comandante do destacamento policial. Ao lado, entre outras autoridades, do prefeito José Jacomini, do dr. João Sili (juiz trabalhista em Ribeirão Preto) e do vereador vice-presidente da Câmara Municipal Luiz Gustavo de Souza tive oportunidade de me emocionar com a presença, em áudio, do falecido governador Franco Montoro, em cuja gestão foram implantados os CONSEGs no Estado de São Paulo, definindo a filosofia de sua atuação.

Usando da palavra, parabenizei os novos dirigentes do CONSEG de Jardinópolis (a jornalista e colunista social Narayma, Vitor Lozano, Alessandra Barbosa, Ronaldo Dutra, César Bertini Camargo, Márcia Martini e Cesar Henrique Fernandes), congratulei-me com o idealismo de cada um deles e destaquei a importância da integração da comunidade numa ação voluntária voltada para diminuir diferenças, somar esforços, dividir experiências e multiplicar resultados.