terça-feira, 17 de abril de 2012

Transformando o município de Guatapará em Estância Turística

Adotado como propositura da bancada do PSDB, está tramitando nas comissões técnicas da Assembléia Legislativa o projeto de lei 246-2012, de minha autoria, transformando em Estância Turística o Município de Guatapará.


É a seguinte a justificativa que apresentei:



“Em 1.865 se origina a Fazenda Guatapará, nome originário de um cervo já extinto que era encontrado em abundancia na região, inaugurado por Martinho Prado da Silva Junior que desbravou 260 alqueires para cultivo do café, dando origem à maior área cafeeira do planalto de Ribeirão Preto

Em 1938, por exigência do Governo Federal, os Estados e Municípios tiveram que regularizar e demarcar suas divisas em pontos fixos, nascendo então o Distrito de Guatapará, por meio do Decreto n. 9.775 de 30/11/1938 do então Prefeito de Ribeirão Preto Senhor Fábio de Sá Barreto e cuja sede foi estabelecida na Fazenda Guatapará.

A Fazenda Guatapará permaneceu como sede do Distrito até 1.962, onde por meio da Lei Municipal n. 246 de 08 de setembro de 1.962, a sede foi transferida para a parte fronteiriça à Estação de Guatapará, na época servida pelas Estradas de Ferro Paulista e Mogiana.

Já em 1989, por meio de plebiscito o povo de Guatapará decidiu pela emancipação do Distrito, surgindo o município de Guatapará, que somente em 1.992, com eleições simultâneas em todo o país, elegeu seu primeiro Prefeito e os seus Vereadores que tomaram posse em 1.993.

Desde então o município de Guatapará é reconhecido na região, de maneira informal, como município turístico. Banhado pelo Rio Mogi Guaçu, atrai centenas de pessoas todos os finais de semana em busca de lazer, seja através da pesca, passeios a barco, esportes de aventura dentre outros atrativos, sendo que todo o complexo onde as atividades citadas são desenvolvidas fica apenas a aproximadamente mil metros da área central da cidade facilitando a locomoção e estadia dos turistas.

Guatapará também é reconhecido por possuir a Colônia Japonesa de Mombuca cujos fundadores vieram para o Brasil na primeira leva de imigrantes em 1808 e se estabeleceram na extinta Fazenda Guatapará. Hoje a colônia atrai turistas de todas as regiões do Estado que visitam a colônia para participarem da Festa da Colheita da Colônia Mombuca, típica Festa da Colônia Japonesa demonstra a sua cultura através da culinária, apresentações artísticas e da agricultura.



Pelo exposto acima, propomos a transformação do Município de Guatapará em Estância Turística, decisão que não pode ser mais adiada, solicitando aos nobres pares o empenho para a aprovação da presente propositura.




Welson Gasparini – PSDB”

Nenhum comentário:

Postar um comentário