segunda-feira, 2 de abril de 2012

O resgate da luta legalista dos promotores Gama, Hilton e Serraglia

O trabalho legalista dos promotores de justiça Annibal Augusto Gama, Henrique Serraglia e Hilton Maurício de Araújo, num período conturbado da vida brasileira, virou documentário e documentário dos bons devido à iniciativa do também promotor de justiça Marcelo Pedroso Goulart e de seu filho, Luís Marcelo Pedroso Goulart, estudante de cinema.

A pré-estréia aconteceu no último dia 30 (sexta-feira), no Teatro Santarosa e eu tive o privilégio de assisti-la, atendendo amável convite de um dos focalizados, o dr. Hilton Maurício de Araújo, que me deu a honra de assessorar-me na minha penúltima administração de prefeito como secretário dos Negócios Jurídicos e, na última, como Procurador Geral do Município.

Durante 75 minutos, sob o título de “Texto & Testa: Ministério Público em Tempos Heróicos” (originado de uma expressão do dr. Henrique Serraglia segundo a qual o promotor só podia usar, na época, o “texto” da lei e a “testa” da sua inteligência), uma realidade marcada pela absoluta falta de estrutura material foi exibida de um modo até didático.

Emocionou-me, sobremaneira, o depoimento do dr. Hilton ressaltando que o primeiro prédio do Ministério Público no interior do Estado de São Paulo foi construído em terreno doado pela Prefeitura, na minha terceira administração como prefeito de Ribeirão Preto, quando o Procurador Geral do Estado era o dr. Araldo Ferraz Dal Bozzo.


Todas as entrevistas, bem conduzidas e bem editadas, traduziram as experiências, as dificuldades e as vitórias desses três expoentes do Ministério Público que jamais se acovardaram na defesa da população e se constituem, assim, em verdadeiros exemplos para a atual e para as futuras gerações; graças, portanto, à magia do cinema, a história deles haverá de se perpetuar no tempo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário