Tive oportunidade de gravar, no início desta primeira semana de setembro, um depoimento sobre a presença da Cia. Antarctica Paulista em Ribeirão Preto que está sendo objeto de um documentário radiofônico produzido pelos jovens Fernando Belezine, Heloísa Zaruh, Ícaro Ferracini e Victor Prates. Como este ano ela completaria 100 anos, o grupo aborda o abandono do prédio e tenta resgatar a história dessa cervejaria que tanto marcou, sobretudo, a vida da Vila Tibério. O documentário, segundo me explicou o Ícaro Ferracini, se dividirá em três partes: 1) A história da Cervejaria Antarctica; 2) A Antarctica no seu auge, como funcionava e a questão cultural; 3) O declínio, envolvendo a parte econômica, o abandono e o destino que se pretende dar ao imóvel onde ela desenvolveu suas atividades.
Lembrei, em meu depoimento, o excelente relacionamento que mantive como prefeito, com os representantes dessa empresa em Ribeirão Preto e o espírito público dos mesmos, sempre prontos em colaborarem com iniciativas do interesse da comunidade; que ela foi um marco na economia ribeirãopretana, impulsionando o nosso desenvolvimento e também lamentei o fato dela, integrando-se à AMBEV, ter reformulado totalmente sua estratégia de produção, distribuição e comercialização.
Enfim, foi uma empresa que deixou saudades em todos os que, como eu, acompanharam a sua vitoriosa trajetória em Ribeirão Preto; oxalá o aproveitamento do prédio por ela abandonado, na Vila Tibério, seja compatível com uma história plena de grandeza...
Victor Prates gravando o meu depoimento |
Muito obrigado pela colaboração ao nosso documentário Deputado Gasparini. Um abraço.
ResponderExcluirVictor Prates