segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Em recente discurso na ALESP eu relembrei os meus tempos do rádio e aproveitei para expor, mais uma vez, o clamor da nossa população pela criação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto

Tive a honra de, durante muitos anos, exercer a profissão de radialista e, ainda na noite do último dia 24, na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, houve uma homenagem pelos 60 anos da emissora Rádio Ribeirão Preto, ZYR79, emissora na qual tive oportunidade de trabalhar durante muitos anos.

Quando me mudei para Ribeirão Preto, procedente de Batatais aos 18 anos de idade, vim para estudar, mas também precisava de um emprego para poder sustentar meu estudo. Quando voltei da escola, no quinto dia de aula, minha mãe, que ouvia o rádio, falou: “estão anunciando um concurso para locutores; vá até lá, quem sabe você já arruma um emprego?”

Fui, me inscrevi e tive a honra de ser classificado em primeiro lugar, ali desenvolvendo, nos anos seguintes, a minha carreira de radialista; primeiro como locutor e, depois, como repórter, apresentador de programas de estúdio e animador de programa de auditório. Enfim, desenvolvi uma série de atividades, inclusive apresentando programas diários de entretenimento.

Depois, fui eleito vereador, prefeito e deputado. Nos intervalos entre um mandato e outro, voltava para o rádio. Com o tempo, ficou mais difícil o exercício da profissão de radialista e, aos poucos, fui me ausentando mas conservo, até hoje, um orgulho muito grande por ter sido radialista...

Mudando de assunto gostaria de fazer um apelo ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para atender aos reclamos da região de Ribeirão Preto decidindo, com urgência, sobre a criação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto devido a importância de um planejamento e desenvolvimento regional e integrado. A região metropolitana participará desse processo de desenvolvimento principalmente porque leis irão determinar como se dará esse processo.

Sabemos que um processo moderno de urbanização não pode ser feito isoladamente por uma cidade, principalmente porque as cidades se inter-relacionam muito hoje em dia. Há pouco eu participava de um programa de televisão no qual era discutida justamente a chamada mobilidade urbana.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, temos a questão do trânsito: as pessoas enfrentam grandes dificuldades para ir aos seus locais de serviço; às vezes demoram mais de uma hora para chegar ao local de trabalho e, depois, mais de uma hora para retornar aos seus lares.

É importante as cidades adotarem um bom projeto de desenvolvimento urbano. Para tanto, são fundamentais as regiões metropolitanas. Os estudos para instalação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto estão bem avançados na área do Governo do Estado. Falta apenas a palavra conclusiva do governador: “quero a instalação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto”.

Os documentos já estão prontos na respectiva secretaria. Tive acesso a eles e falta apenas a decisão administrativa para haver sequência. É o apelo que faço neste instante. Queremos o desenvolvimento harmônico da região de Ribeirão Preto e este é um momento decisivo.


A minha cidade, Ribeirão Preto, está chegando a quase 650 mil habitantes. Os municípios da região também crescem e precisam de planejamento integrado. Eles querem a região metropolitana! Como essa conquista depende apenas da palavra e da decisão do governador, tenho certeza de que ela será dada o mais breve possível e virá no sentido de autorizar a criação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto.

domingo, 29 de setembro de 2013

Ambulâncias para Ituverava, Jeriquara, Ribeirão Corrente e Sales Oliveira

O que realmente gratifica um homem público é a possibilidade de contribuir para a melhoria das condições de vida das comunidades por ele representadas.

Fico feliz, assim, em anunciar o deferimento pelo governo do Estado – através do secretário da Casa Civil, Edson Aparecido – das ambulâncias reivindicadas, por meu intermédio, pelos municípios de Ituverava, Jeriquara, Ribeirão Corrente e Sales Oliveira.

Todos esses veículos, indispensáveis aos primeiros socorros e ao transporte de pacientes dessas cidades, serão disponibilizados através de convênios já autorizados pela Coordenadoria de Gestão Orçamentária e Finanças.

Atende-se, assim, ao solicitado – em nome das respectivas comunidades – pelo prefeito Walter Gama Terra Jr. e pelo vereador Ariovaldo da Farmácia, de Ituverava; pelo prefeito Sebastião Henrique Dalpícolo e pelo vereador Júlio Cesar Cintra Borges, de Jeriquara; pelo prefeito Airton Luiz Montanher, de Ribeirão Corrente e pelo prefeito Fábio Graton, bem como pelo ex-vereador João 50 e pela senhora Beatriz Bonadio, de Sales Oliveira.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Mococa ganha um “Centro Dia do Idoso”

Em ofício encaminhado para a Secretaria de Desenvolvimento Social, bem como através de indicação endereçada ao governador Geraldo Alckmin, reivindiquei um “Centro Dia do Idoso” para Mococa.

Respondendo à minha reivindicação, a Secretaria do Desenvolvimento Social esclareceu que os Centros-Dia passaram a chamar-se “Novo Dia” e foram disponibilizados para cidades de médio e grande porte e metrópoles que não foram contempladas em gestões anteriores para a construção deste equipamento; serão, assim, atendidos 102 municípios num total de 108 equipamentos.

“Informamos – esclarece este ofício a mim dirigido - que o município de Mococa enquadra-se nos critérios de elegibilidade para receber o equipamento centro dia do idoso. A aprovação da indicação do convênio foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 20 de março de 2013”.
Portanto, os idosos de Mococa contarão com mais esse benefício propiciado pelo governo do Estado atendendo minha solicitação.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

João Moreno, cidadão emérito de Pedregulho

A Câmara Municipal de Pedregulho realizou sessão solene, prestigiada por grande e representativo público, para a entrega de título de Cidadão Emérito, proposto pelo vereador Fabiano “Ditão”, ao João Moreno, mais conhecido como "Passarinho”.

Impedido de comparecer devido compromisso assumido anteriormente, fui representado pelo meu assessor parlamentar Marcelo Papito para, em meu nome, cumprimentar o homenageado pelo merecido reconhecimento da comunidade pedregulhense através daquela casa de leis.

Após a solenidade, os participantes foram recepcionados com um coquetel na casa do homenageado, presentes o prefeito e o vice de Pedregulho (“Zezinho do Galego” e Antônio Uehara, o “Cipanga”), bem como, entre outras personalidades, o vice-prefeito Rifaina, Alcides Diniz dos Santos “Cidinho”.

Frente Parlamentar em Defesa do Setor Sucroenergético será lançada no próximo dia 3, às 15h00, na ALESP


Ao lado do deputado Roberto Morais (PPS), sou autor e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Sucroenergético que será lançada, oficialmente, no próximo dia 3 de outubro, às 15h00, no auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Essa frente, conforme consta de documento distribuído à opinião pública foi criada, exatamente, para levantar os problemas enfrentados pelo Setor e lutar pela solução dos mesmos num esforço comum em prol de uma energia ecologicamente correta e 100% renovável.

É um setor responsável pela produção de 11,8 bilhões de litros de etanol e 23,3 milhões de toneladas de açúcar, gerando mais de 420 mil empregos diretos; um quarto dessa produção é originada pela cana cultivada por 13 mil pequenos e médios produtores rurais independentes espalhados por mais de 450 municípios paulistas; já a indústria de equipamentos para o setor sucroenergético está centrada nas regiões de Sertãozinho, Piracicaba e Jaboticabal. Precisamos, pois, de uma mobilização para enfrentar a ausência de uma estratégia governamental federal que prejudica não apenas o Estado de São Paulo, mas a própria economia brasileira.

O termo formal de adesão à Frente conta com as assinaturas dos seguintes parlamentares:

1) Coordenador Deputado Roberto Morais – PPS;

2) Coordenador Deputado Welson Gasparini – PSDB;

3) Membro Efetivo Deputado Dilador Borges Damasceno – PSDB;

4) Membro Efetivo Deputado Osvaldo Vergínio – PSD;

5) Membro Efetivo Deputado Ramalho da Construção – PSDB;

6) Apoiador Deputado Aldo Demarchi – DEM; 7) Apoiador Deputado Alexandre da Farmácia – PP; 8) Apoiadora Deputada Ana do Carmo – PT; 9) Apoiador Deputado Barros Munhoz – PSDB; 10) Apoiador Deputado Carlão Pignatari – PSDB; 11) Apoiador Deputado Campos Machado – PTB; 12) Apoiador Deputado Carlos Cezar – PSB; 13) Apoiadora Deputada Célia Leão – PSDB; 14) Apoiador Deputado Chico Sardelli – PV; 15) Apoiador Deputado Ed Thomas – PSB; 16) Apoiador Deputado Hélio Nishimoto – PSDB; 17) Apoiador Deputado João Caramez – PSDB; 18) Apoiador Deputado Jooji Hato – PMDB; 19) Apoiador Deputado José Bittencourt – PSD; 20) Apoiador Deputado Luiz Cláudio Marcolino – PT; 21) Apoiador Deputado Olímpio Gomes – PDT; 22) Apoiador Deputado Orlando Morando – PSDB; 23) Apoiador Deputado Rodrigo Moraes – PSC.

Homenagem aos 60 anos da radio Ribeirão Preto-ZYR79

Fui, com muita alegria e emoção, um dos homenageados pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto na sessão solene, comemorativa dos 60 anos da rádio Ribeirão Preto-ZYR79, realizada na noite da última terça-feira (24).

A homenagem, proposta pelo vereador André Luiz da Silva, contou com a participação de radialistas e funcionários que ajudaram a construir uma história admirável para a própria radiofonia brasileira. Também foram homenageados com cartões alusivos à comemoração o técnico de som José Júlio da Costa e Silva, Corauci Neto, Antônio Carlos Morandini e Mário Antônio Tomas.

Aberta pelo vereador Maurílio Romano a solenidade foi presidida pelo vereador André Luiz contando, na mesa de honra, com as presenças do vice-prefeito Marinho Sampaio (representando a prefeita Dárcy Vera); do advogado Eduardo Silveira (representando a 12ª Subsecção da OAB); de Rogério Dib (diretor da ZYR-79) e do advogado Fernando Roxo (diretor-executivo do grupo SEB-COC).

Coube ao radialista Nato Campos, por delegação da presidência, a responsabilidade pelo cerimonial das homenagens. O diploma do reconhecimento público ao mérito da emissora, assinado pelo presidente Cícero Gomes da Silva, foi entregue aos representantes da emissora (drs. Fernando e Rogério) por mim e pelos vereadores André, Bebé, Bertinho, Giló, Leo Oliveira, Marcos Papa, Maurício Gasparini, Maurílio Romano, Ricardo Silva e Rodrigo Simões.

Ao usar da palavra, lembrei que o meu primeiro emprego em Ribeirão Preto, procedente de Batatais e recém-chegado na cidade – aprovado num concurso interno – foi o de locutor da ZYR79 e, naquela emissora, fiz um pouco de tudo, tornando-me, sucessivamente, repórter, animador de programas de estúdio e também de auditórios. Na ZYR79 vivi, realmente, alguns dos melhores anos da minha vida; ela foi, para mim, uma verdadeira universidade onde aprendi a conhecer as pessoas e a realidade de Ribeirão Preto e da região.


Minha homenagem ao rádio e aos radialistas neste 25 de setembro

Nesta 4ª feira, 25 de Setembro, celebramos o dia do Rádio, comemorado em razão do aniversário do Roquete Pinto, dado como o Pai do Rádio Brasileiro, porque, em 1923, inaugurou a Sociedade do Rádio do Rio de Janeiro, a primeira emissora do país, embora a primeira transmissão de rádio no Brasil tenha ocorrido em 7 de setembro de 1922 para um discurso do então presidente da República Epitácio Pessoa.

Tenho muito orgulho de meu passado como radialista, inclusive tendo apresentado durante muitos anos – ao lado do meu filho Junior – na ZYR 79 – um dos programas líderes de audiência daquele prefixo: “Mamãe é quem manda no rádio”.

Também fui repórter, locutor e animador de programas de auditório, sempre com muito entusiasmo e dedicação. Tive a honra de trabalhar na “79” e na PRA7 (atual Clube) ao lado das grandes expressões do rádio ribeirãopretano, muitos dos quais já não mais entre nós, como Silvério Neto, JB Garcia, Lúcio Mendes, Indalécio Carvalho, Gavino Virdes, Jovino Campos, Wilson Roveri, Pedro Giacomini, Moraes Neto, Wilson Toni, Victor Flores, Silveira Lima, Tiririca, Sebastião Porto, Sebastião Silva, Silveira Lima, Waldice Marcel, Domingos Isaac, Antônio Magrini, Antônio de Barros, Curió, Fuad Cassis, César Bruno e Apolinário.

Também ao lado dos ainda atuantes Antônio Cassoni, Sebastião Xavier, Miguel Liporassi, Helton Pimenta, Domingos Leoni, Iris Ribeiro, Luiz Aguiar, Giuliano Marcos, Antônio Carlos Morandini, Porto Alegre, José Carlos Capareli, Luís Schiavone Jr., Loureiro Jr., Renê Andrade, Álvaro Neto, Roberto Edson Heck, Vicente Seixas, Corauci Neto, Wilson Rocha, João Gilberto Nogueira e Lina Dornela, entre tantos outros.

O invento do italiano Guglielmo Marconi se transformou num veículo mágico capaz de proporcionar emoções e formar opinião pela sua credibilidade; durante décadas – antes do advento da tevê - o rádio era um fator de união da própria família brasileira; e, mesmo com a tevê, não perdeu sua força e nem sua popularidade.

Minha homenagem, pois, a todos os profissionais que, hoje como ontem, mantém o fascínio desse veículo acompanhando, com música e informação as 24 horas da vida dos brasileiros!

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Obras na SSP 333 (trecho Cajuru/Santa Cruz da Esperança)

Uma antiga reivindicação minha caminha para se tornar realidade: as obras de recapeamento da pista, pavimentação dos acostamentos e melhorias da SSP-333 (no trecho Cajuru/Santa Cruz da Esperança), do km 0,00 ao km 19,90.

No último sábado, 21/09, foram publicados no DOE os editais referentes a tais melhorias. O valor orçado é de R$ 36.131.357,97 e o prazo para execução é de 12 meses.

sábado, 21 de setembro de 2013

Comissão técnica da Assembleia Legislativa aprova projeto de minha autoria

O projeto de lei N.º 81/2013, que inclui a “Semana Estadual de Doação de Leite Humano” no calendário oficial do Estado de São Paulo, recebeu parecer favorável da Comissão de Saúde da ALESP seguindo, agora, para deliberação em Plenário.

A apresentação deste projeto foi uma sugestão da Sra. Anália Heck, membro da Comissão Estadual do Banco de Leite Humano (SES-SP). Vejam, assim, a importância de se incentivar ações como essa.

A Semana Estadual de Doação do Leite Humano tem por finalidade a realização de campanhas de conscientização e publicidade do tema, com a realização de debates, palestras e seminários, bem como a promoção de iniciativas visando a doação do leite humano e o consequente abastecimento dos Bancos do Leite Humano do Estado de São Paulo.

Fundamentando minha iniciativa, lembro que o leite materno é a primeira e principal fonte de nutrição dos recém-nascidos; os bancos de Leite Humano são uma estratégia de fomento à amamentação e de qualificação neonatal, referente às estratégias de segurança alimentar e nutricional e o abastecimento deles representará proteção e apoio ao aleitamento materno, ação essencial para diminuição da morbimortalidade infantil, a exemplo do que funciona no HC de Ribeirão Preto.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Identificação obrigatória das empresas que operam no comércio virtual


A Assembleia Legislativa estadual aprovou, nesta semana, projeto de lei que apresentei em 2012 - sugerido pelo promotor público Carlos Cezar Barbosa - instituindo “a obrigatoriedade de identificação completa das empresas sediadas no Estado de São Paulo que operam comércio virtual, no respectivo site, e a obrigatoriedade de manutenção de SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor nos dias úteis.


Defesa do consumidor
A identificação correta de quem vende, no meu entendimento, é fundamental para a proteção do consumidor e se torna, ainda, benéfica para o vendedor ao tornar mais transparente o próprio processo de compra e venda pela internet. Ao aprovar esse meu projeto, a ALESP contribui para o aperfeiçoamento do próprio comércio virtual.



É a seguinte, a íntegra desse projeto já transformado em lei:

”A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETA:

Artigo 1º As lojas virtuais que colocam no mercado de consumo produtos ou serviços, cujos detentores do domínio na internet possuam domicílio no Estado de São Paulo, devem manter em sua página principal, ainda que acessada por link específico, sua razão social, endereço completo, telefone, número de inscrição na Secretaria Estadual da Fazenda, número de inscrição no cadastro do Ministério da Fazenda e telefone para SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor, para funcionamento obrigatório nos dias úteis, pelo menos das 09h00min às 19h00min.

Parágrafo único As obrigações previstas neste artigo aplicam-se também aos sites de compras coletivas, de produtos e serviços, assim como às lojas virtuais que colocam no mercado de consumo e contratam com o consumidor a venda de produtos e serviços fornecidos por terceiros.

Artigo 2º As infrações aos termos do artigo anterior ficam sujeitas, conforme o caso, às seguintes sanções administrativas, sem prejuízo das de natureza civil, penal e das definidas em normas específicas:

I multa;
II suspensão temporária de atividade;
III interdição da atividade.

Artigo 3° A pena de multa, graduada de acordo com a condição econômica do fornecedor, será aplicada mediante processo administrativo previsto na Lei Estadual n. 10.177, de 30 de dezembro de 1998 e revertida ao Fundo Estadual dos Interesses Difusos, criado nos termos do artigo 13 da Lei Federal n. 7.347, de 24 de julho de 1985 e disciplinado no Estado de São Paulo pela Lei n. 6.536, de 13 de novembro de 1989, com as alterações supervenientes contidas na Lei n. 13.555, de 09 de junho de 2009.”

Criando a FATEC no Parque Tecnológico

O Projeto de Lei n. 366/2013, que apresentei criando a FATEC – Faculdade de Tecnologia, vinculada ao Centro Paula Souza - no Parque Tecnológico do município de Ribeirão Preto foi aprovado na Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa estadual e segue, agora, para apreciação da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento. Na minha avaliação a FATEC ora sendo construída na Vila Virgínia não inviabiliza a que pleiteio para o Parque Tecnológico, porque atendem necessidades distintas.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Visita de vereadores e vice-prefeito de Altinópolis

Tive a alegria de receber as visitas, na manhã desta quinta-feira, 19, em meu gabinete na Assembleia Legislativa, dos vereadores de Altinópolis Carlão Du Som (PSDB), Toninho do Hospital (PDT) e Augusto Segurança (PSDB). Juntamente com o vice-prefeito daquela cidade, Roberval (PSDB), eles vieram apenas para cumprimentar-me, mas aproveitamos o contato para trocarmos ideias sobre a situação política do país e da região.

Deixei claro às referidas lideranças políticas, o compromisso de me comportar, sempre, como um deputado de Altinópolis, auxiliando no sucesso da sua administração municipal e contribuindo na solução dos seus problemas.
Augusto, Carlão, eu, Toninho e Roberval

“Assembleia Debate” destaca importância dos Parques Tecnológicos

Adilton, eu, Jorge, Bolçone e Johnny

No programa “Assembleia Debate”, gravado na tarde da última quarta-feira, 18, levei, como meu convidado, o professor Adilton Carneiro, docente da USP e gestor da FIPASE (Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde - Ribeirão Preto); o programa também contou com a participação do deputado Orlando Bolçone (PSB) e do professor Johnny Olivieri Rizzieri (da UNESP de São José do Rio Preto).

O debate – mediado pelo jornalista Jorge Machado, da TV Alesp – versou sobre a importância dos Parques Tecnológicos e dos resultados inerentes como, entre outros, a geração de tecnologia, conhecimentos e empregos.
Tratamos, ainda, da relevância regional de cada Parque pelo que agregam em valores econômicos e sociais para as comunidades nos quais estão inseridos.

Aproveitei para louvar a atuação do governo de São Paulo dotando Ribeirão Preto de uma estrutura adequada ao desenvolvimento tecnológico, incluindo – além do Parque Tecnológico – também uma FATEC (Faculdade de Tecnologia).

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Entrega de caminhões-pipa, coletores e compactadores de lixo

Na manhã desta quarta-feira, o governador Geraldo Alckmin participará da solenidade de assinatura de contratos para entrega de caminhões-pipa, coletores e compactadores de lixo aos municípios com até 50 mil habitantes.

São as seguintes, as cidades da nossa região beneficiadas com tais equipamentos: Américo Brasiliense, Aramina, Barrinha, Buritizal, Cravinhos, Cristais Paulista, Dobrada, Dumont, Igarapava, Ipuã, Orlândia, Ribeirão Corrente, Santa Ernestina, Santa Rita do Passa Quatro, São José da Bela Vista, São Sebastião da Grama e Taiúva.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

“Assembleia Convida” debate crise no setor sucroenergético


Nesta terça-feira recebi como convidados no programa “Assembleia Convida”, que irá ao ar no próximo dia 24 de setembro pela TV Assembleia, às 21h00, algumas das mais expressivas lideranças do setor sucroenergético brasileiro: Manoel Carlos Ortolan (ORPLANA – Organização dos Plantadores de Cana); Celso Torquato Junqueira Franco (da UDOP – União dos Produtores de Bioenergia) e Adézio Marques (do CEISE-BR - Centro das Indústrias de Sertãozinho).

Durante dois blocos de 24 minutos cada um mediei um debate dos mais esclarecedores sobre os problemas enfrentados por esse setor com graves reflexos sociais e econômicos para o próprio Brasil. Deu-se ênfase à necessidade da união das entidades representativas na busca de medidas capazes de proteger a produção sucroenergética.

Aproveitei para registrar a minha iniciativa, ao lado do deputado Roberto Morais (PPS) – da criação da “Frente Parlamentar em Defesa do Setor Sucroenergético”, que já nasceu respaldada no apoio de deputados do PSDB, PPS, DEM, PP, PT, PV, PDT e PSD visando, exatamente, levantar problemas e lutar pela solução dos mesmos num esforço comum em prol de uma energia ecologicamente correta e 100% renovável.

O governo do Estado de São Paulo em benefício de Ribeirão Preto e região

Eu tenho um orgulho muito grande de pertencer ao PSDB e de apoiar o governador Geraldo Alckmin, principalmente neste momento em que a nação brasileira vive tristes episódios de corrupção, de termos um governador como Geraldo Alckmin, que tem duas qualidades fundamentais nos de hoje, para entregar a administração pública sob sua responsabilidade: honestidade e capacidade.

Então, volto a dizer que tenho um prazer muito grande de estar nesta Casa na bancada que apóia os atos administrativos do governador Geraldo Alckmin. A minha cidade e a minha região, principalmente, são muito agradecidas a tudo quanto o governador vem fazendo.

Ainda agora, o governador autorizou seis milhões de reais para a construção de uma escola de 2º grau, no bairro Paulo Gomes Romeo, em Ribeirão Preto. Dessa forma, vai atender, com 12 salas de aula, o problema educacional de inúmeras famílias desse importante bairro de Ribeirão Preto. Portanto, o Governo do Estado de São Paulo está investindo mais seis milhões em Ribeirão Preto, nessa importante escola.

Mas, também em Ribeirão Preto, o Governo do Estado de São Paulo está construindo uma Fatec, investindo mais de 25 milhões de reais; uma faculdade de tecnologia que tenho a certeza vai, sem dúvida alguma, aprimorar ainda mais o setor educacional de Ribeirão Preto.

Quando falo que sou grato ao governador de São Paulo, gostaria de citar outra grande obra que está em desenvolvimento em Ribeirão Preto e realizada pelo governador Geraldo Alckmin, é a remodelação do acesso a Ribeirão Preto pela Rodovia Castelo Branco.

Esta remodelação do acesso a cidade de Ribeirão Preto é de tão grande importância que o investimento é de 150 milhões de reais: construção de oito viadutos, 20 alças de acesso e de retorno, passarelas e ciclovias num complexo viário de quase 12 quilômetros de extensão.

Portanto, mais esse agradecimento ao governador de São Paulo por estar realizando essa grande obra na cidade de Ribeirão Preto e investindo 150 milhões de reais na construção de oito viadutos e 20 alças de acesso.

Mas não para aí. Quando falo que tenho orgulho de apoiar esse governador, tenho que dizer que ele está investindo em Ribeirão Preto, na área da Saúde, área fundamental, de grande importância para o desenvolvimento social de uma comunidade, cerca de 120 milhões, sendo 70 milhões para ampliar os leitos da UTI e da Unidade Coronariana do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, que atende não apenas essa cidade, mas toda a região - inclusive faz atendimentos a pessoas doentes que vêm de outros estados.

Além desses 70 milhões, o governador liberou 43 milhões de reais para a conclusão do Hospital da Criança de Ribeirão Preto, com 231 leitos, quadriplicando sua capacidade de atendimento.

Fez ainda liberação de recursos para o Centro de Referência da Mulher - MATER, criado por decreto do governador Geraldo Alckmin, visando à prestação de assistência médico-hospitalar nas áreas de ginecologia, obstetrícia e neonatologia.

Gostaria ainda de ressaltar que, graças ao governador Geraldo Alckmin, Ribeirão Preto está tendo as obras do seu parque tecnológico. Dentro de no máximo 60 dias, serão concluídas as obras dos dois primeiros prédios desse parque, três prédios de três andares cada um, representando já o início das grandes obras do Parque Tecnológico de Ribeirão Preto, mais um grande investimento na nossa querida cidade de Ribeirão Preto, graças ao governador Geraldo Alckmin.

E falaria ainda da internacionalização do Aeroporto Leite Lopes. O governador está investindo milhões de reais, internacionalizando esse aeroporto, com tudo moderno, o que há de mais expressivo, para que Ribeirão Preto possa ter realmente um aeroporto internacional de primeiro mundo.

Poderia citar várias outras obras, mas infelizmente meu tempo está esgotado. Mas, ainda nesses últimos 30 dias, tivemos outro grande investimento: o IAMSPE fechou um contrato hospitalar em Ribeirão Preto, que vai investir três milhões por ano no atendimento médico-hospitalar dos funcionários públicos estaduais com o Hospital da Sociedade Beneficência Portuguesa.

Quero dar os parabéns, desta tribuna, ao secretário de Gestão Pública, Davi Zaia e ao superintendente do Iamspe, Latif Abrão Jr. Foi uma grande conquista para os funcionários públicos, para Ribeirão Preto e para toda a região.

Muito obrigado pela tolerância, mas termino dizendo que tenho orgulho de apoiar todos os atos administrativos do governador Geraldo Alckmin nesta Casa.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Íntegra do meu pronunciamento: duras penas aos corruptos e celeridade do Judiciário para a solução desses casos

A corrupção virou, realmente, uma epidemia em nosso país e, todos os dias, a imprensa noticia novos casos envolvendo a Administração Pública com desvio de milhões de reais. Um dinheiro que deveria atender setores importantes - como Educação e Saúde - está indo para os bolsos de criminosos espertalhões.

O triste é notar: são tantos os escândalos de corrupção em nosso País que novos casos são divulgados enquanto os já acontecidos ficam dormindo nas gavetas do Poder Judiciário. A grande maioria dos processos demora, na justiça, de 10 a 15 anos para um final que nem sempre representa a tão almejada justiça.

Vários fatores são responsáveis por esta impunidade dos corruptos: número de funcionários inferior ao necessário nas repartições judiciais e, principalmente, uma sequência de leis processuais que colocam, em primeiro lugar, o interesse dos réus e depois o chamado bem comum. Além das sentenças demorarem muitas vezes anos e anos, elas beneficiam, em grande parte, aqueles que usaram e abusaram dos seus cargos fazendo fortunas com o dinheiro público.

A situação atual - com leis e procedimentos legais absurdos – representa um estímulo para aqueles dotados de poder e destituídos de valores éticos e morais na condução dos seus atos. Regra geral, eles acreditam não serem bobos e querem levar vantagens em seus atos.

É preciso mudar esta realidade. É preciso uma grande reação. Não podemos aceitar o Brasil prosseguindo neste caminho. Penso ser urgente estabelecer em nossas leis e regulamentos oficiais o princípio da Tolerância Zero para os atos de corrupção!

Chega! Chega de assistir a escândalos seguidos de impunidade. Que o povo exija dos governantes, dos que têm poder em suas mãos, a garantia - e com urgência – de procedimentos legais e processuais assegurando tolerância zero para com os atos de corrupção.

Assim, nós teremos justiça e mais dinheiro para a saúde e educação.

A nação brasileira não pode aceitar essa situação ora atravessando. A corrupção, volto a insistir, virou epidemia em nosso país. Aqueles que têm o poder em suas mãos acabam abusando disso, são “espertos” e se locupletam com o dinheiro público.

Mas o que acontece? Abre-se um processo e esse processo demora anos e anos para chegar ao final. Quando a pessoa é inocente, sofre terrivelmente porque demora muitos anos para que a sua inocência seja comprovada; e se é culpada, fica rindo na cara de todo mundo porque não acontece nada durante muitos e muitos anos.

Estamos vendo agora o caso do “mensalão”. Foram mais de dez anos para se chegar a uma conclusão: ou realmente são corruptos, são venais, desviaram milhões e milhões de reais de dinheiro público, ou são inocentes; agora, o que não pode é ficar essa dúvida; há dificuldade de termos um julgamento efetivo nesses casos.

Então, tenho a certeza de que o povo vai reagir. Estamos tendo esses movimentos de rua; e muitas faixas com dizeres elementares como “queremos justiça, queremos combate à corrupção”.

Alguém pode indagar “e aqui nesta Casa, o que podemos fazer com isso?”. Na realidade, para haver justiça, é preciso a reforma, principalmente, das leis que punem os crimes. É preciso que os códigos de processo, que os códigos criminais sejam modificados e possam efetivamente funcionar.

Eu tenho a certeza de que, com a pressão popular, o povo exigindo dos seus administradores leis objetivas para a Justiça funcionar, a situação vai melhorar; é necessário, também, que o Poder Judiciário conte com um número necessário de funcionários para poder dar celeridade aos processos em tramitação.

Desta maneira, será possível fazer justiça em nosso País. E é isso que estamos precisando, pois, caso contrário, vai se confirmar a fala daquele célebre político internacional: “O Brasil não é um país sério”.

Então, temos de mudar essa imagem. E como? Punindo os corruptos com mais celeridade.

sábado, 14 de setembro de 2013

APAE - Pitangueiras inaugura sala de atividades

Marilene, vice-prefeito Elísio, vereador Prezinhas, eu e o prefeito João Andrade



Participei, na manhã da última sexta-feira, 13, da inauguração da sala de atividades da APAE de Pitangueiras, viabilizada por emenda parlamentar de minha autoria destinando R$ 50 mil para aquela entidade. Fui recepcionado pelo prefeito João Batista de Andrade e pela primeira dama Sandra Romero Andrade; pelo vice-prefeito Elísio  Francisco dos Reis; pelo vereador Eduardo Prezinhas e pela presidente da APAE Marilene Barrios Prezinhas. O evento foi iniciado com o descerramento de fita inaugural e palavras de agradecimentos da presidente Marilene. Seguiu-se minha fala, quando manifestei minha disposição de continuar colaborando com as entidades sociais de Pitangueiras e também elogiei o trabalho desenvolvido pelas Apaes em todo o Estado. Por último, em nome da comunidade – e também como portador do pedido daquela verba liberada pelo Estado – o vereador Prezinhas. Também participaram da solenidade o vereador de Ipuã, Dr.Alessandro; as assistentes sociais Vitória Elaine Cristina Locci e Rosana dos Santos.
Houve, ainda, apresentação de número de ballet pela aluna Patricia Procópio Teixeira que, também, entregou mimos para mim, para o prefeito e para o vice (que já foi presidente da APAE).

Abraço, agradeço o mimo e cumprimento a aluna Patrícia pelo seu desempenho artístico


Antes de retornar a Ribeirão Preto, percorri as dependências da entidade, e fiquei feliz em constatar o bom atendimento proporcionado aos seus 114 alunos.

Visita de autoridades de São Sebastião da Grama

No dia 13 de setembro recebi em meu escritório regional, com satisfação, o prefeito de São Sebastião da Grama – José Francisco Martha “Zé da Doca” e o vereador João Batista Capello “Tista”. Sabendo do trabalho que tenho desenvolvido em favor dos municípios paulistas, vieram apresentar algumas das necessidades da sua cidade para, juntos, pleitearmos ao governo do Estado de São Paulo.

Fiquei muito contente com a confiança do prefeito José Francisco e do vereador “Tista” e prometi empenho, dentro das minhas possibilidades como deputado estadual, junto ao governador Geraldo Alckmin, visando ao atendimento dos justos anseios da comunidade.
O vereador Tista, eu e o prefeito José Francisco Martha

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Denominando de “Dr. Antônio Carlos Barros de Melo” a delegacia de polícia de Monte Alto

A delegacia de polícia de Monte Alto, de acordo com o projeto de lei número 449, que apresentei em 26 de junho de 2012, atendendo solicitação do vereador Valdecir Pedro Sanches, receberá a denominação de dr. Antônio Carlos Barros de Melo. Essa propositura foi aprovada conclusivamente na Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários da Assembleia Legislativa e segue, agora, para a sanção do governador Geraldo Alckmin.

Na justificava que acompanhou o projeto, destaquei alguns fatos relevantes da vida e do trabalho desse notável profissional da lei:

“Dr. Antônio Carlos Barros de Melo nasceu em Echaporã, interior de SP, no dia 19 de junho de 1957. Filho de Dona Eronice Araújo Barros de Melo e do Senhor Omar Barros de Melo. Seus irmãos: José Barros de Melo, Luiz Barros de Melo, Dulce Barros de Melo, Marlene Barros de Melo, Marli Barros de Melo, Aparecido Barros de Melo, Marizete Barros de Melo, Omar Barros de Melo Filho e Edson Barros de Melo.

Sempre estudou em escola pública batalhando muito para vencer na vida. Aos 18 anos, passou em um concurso para Investigador de Polícia; começou então, em 1975, no DEIC em SP, sua brilhante carreira na Polícia Civil.

No dia 18 de dezembro de 1978 casou-se com Maria Terezinha Marioti Barros de Melo, com quem teve 3 filhos: Gustavo Marioti Barros de Melo, Maria Carolina Marioti Barros de Melo e José Augusto Marioti Barros de Melo. Nesta época voltou a trabalhar na sua cidade natal.

O amor pela Polícia e a determinação de vencer e fazer justiça o levaram à Faculdade de Direito em Marília – SP, na então “Fundação de Ensino de Marília”. Dedicado aos estudos, passou no concurso para Delegado em 1990. Logo após foi trabalhar em São Paulo, já como Delegado por 2 anos. Foi transferido para Cândido Rodrigues – SP, onde ficou por 6 anos e em seguida para a Delegacia de Monte Alto, onde exerceu suas funções até 15 de dezembro de 2011, apenas 6 dias antes de seu falecimento. Mesmo muito doente e debilitado insistia em trabalhar, pois amava o que fazia, por isso o fazia tão bem, tornando-se um profissional de respeito e elogiado por todos.

Na vida pessoal conseguiu superar as dificuldades que se tem resultante de uma vida humilde. Suas maiores dificuldades foram sem dúvida na vida profissional, principalmente quando se deparava com pessoas que não aceitavam a sua inflexibilidade, pois ele não admitia nada que julgasse incorreto; ser honesto e imparcial tinham as suas conseqüências, mas nunca desistiu. Foi um herói, o orgulho de toda sua família.

Faleceu no dia 21 de dezembro de 2011, aos 54 anos de idade; infelizmente o câncer o venceu, deixando sua família que se orgulhava em tê-la: sendo sua Esposa, 3 Filhos, 2 Noras, 1 Genro e 2 Netos.

Dr. Antônio Carlos Barros de Melo exerceu sua profissão em plenitude, dedicando 14 anos de sua vida em prol da segurança da cidade de Monte Alto junto à Delegacia de Polícia, objeto desta homenagem post mortem.

Pelo exposto acima e por reunir as qualidades necessárias, eis a homenagem que apresentamos, denominando-se a Delegacia de Polícia de Monte Alto, localizada à Rua Jeremias de Paula Eduardo, n. 1971, Centro, Município de Monte Alto, Estado de São Paulo, com o nome de “Dr. Antônio Carlos Barros de Melo”, que pretendemos ver aprovada, com o apoio e o voto favorável das Senhoras e dos Senhores membros desta Casa Parlamentar”

a) Welson Gasparini – PSDB”