terça-feira, 31 de julho de 2012

Visita a Jaboticabal


No último sábado, dia 28, logo pela manhã, fui a Jaboticabal prestigiar o amigo Raul Gírio, atual vice-prefeito e candidato a prefeito, tendo como candidato a vice o vereador Aloísio Tito Rosa, ambos apoiados pelo atual prefeito José Carlos Hori. Fiz questão, embora não pudesse ficar para a solenidade devido outros compromissos anteriormente assumidos, de levar-lhes, pessoalmente, o meu abraço e meu propósito de apoiá-los, enquanto deputado estadual porque conheço a seriedade dessa dupla e a capacidade de dar continuidade aos projetos iniciados na atual administração, agregando valores e qualidade de vida aos moradores daquele município.


Também se fizeram presentes ao evento, dentre inúmeras lideranças regionais, o deputado federal Vaz de Lima; o deputado estadual e meu colega de Assembleia Baleia Rossi; o presidente do PMDB de Jaboticabal Vitório de Simone e os vereadores Gouvêa, dr. Nereu e João Bassi.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Reunião com lideranças de São Simão

Também no último dia 27 estive com o vice-prefeito São Simão, Mário Miyahara, e com o seu filho Thiago Miyahara, o qual tive a oportunidade de conhecer naquela ocasião. Foi uma visita de cortesia na qual trocamos algumas experiências políticas; tive a oportunidade de dar o meu depoimento sobre minha experiência na vida pública a qual me dedico desde a juventude. Ao final, entreguei-lhes um exemplar do Curso de Iniciação Política, do Instituto do Legislativo Paulista, colocando-me à disposição dos mesmos tanto em Ribeirão Preto quanto em São Paulo.

Reunião com lideranças de Altinópolis

No último dia 27 recebi em meu escritório regional dois amigos que muito prezo: o Ferreirinha (vice-prefeito de Altinópolis) e o vereador Carlão Du Som. Foi uma reunião, como tem acontecido desde o início do meu mandato de deputado estadual, exclusiva para tratar de assuntos do interesse da comunidade altinopolense, numa prática que tem se revelado salutar e rendido frutos importantes.

domingo, 29 de julho de 2012

Palestras e confraternização marcam o “Dia do Agricultor”


Na sede do Escritório de Desenvolvimento Rural de Ribeirão Preto, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) promoveu, na última sexta-feira (27-07), eventos comemorativos ao Dia do Agricultor (celebrado todo dia 28 de julho). Convidado pelo engenheiro agrônomo Carlos Gaeta Filho, diretor técnico da CATI regional de Ribeirão Preto, participei da programação desenvolvida ao lado do secretário adjunto da Agricultura, Alberto Macedo e do presidente da Associação e do Sindicato Rural de Ribeirão Preto, Joaquim Augusto S. S. Azevedo Souza.

Logo após Joaquim Augusto ter destacado a força do agronegócio e qualificado os produtores rurais de “verdadeiros heróis” porque, ocupando apenas 39% da área agricultável do país, conseguiram saltos extraordinários na produção de alimentos, usei da palavra para referendar a tese de que o agricultor merece ser homenageado todos os dias porque garante, com sua atividade, a alimentação do povo e, com o excedente, o equilíbrio da balança comercial brasileira; coloquei-me, mais uma vez, à disposição do setor para continuar representando-o na Assembleia Legislativa estadual e projetando, sempre que possível, a verdadeira imagem do agricultor brasileiro.


Também falou o secretario Alberto Macedo, lembrando a prioridade  dada pelo governador Geraldo Alckmin à agricultura e, na sequência da programação - que culminou com churrasco festivo reunindo os técnicos da CATI e lideranças rurais da região – houve ainda palestras da advogada Helena Pinheiro Della Torre Vasques, do movimento “Brasil Verde”, sobre o Código Florestal e de Mateus Peressin sobre “Quais as vantagens do Fomento Florestal”.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Presidente da ABIGRAF focaliza o papel do papel impresso


Convidados pela seccional da ABIGRAF (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) em Ribeirão Preto eu e o meu filho Maurício Gasparini assistimos, ontem (25-07), palestra do presidente da ABIGRAF/SP, Dr. Levi Ceregato, sobre o tema: "Qual o papel do papel impresso? Pense nisso!". Ceregato chamou a atenção para a importância dos impressos, presentes em todos os nossos momentos, a partir da certidão de nascimento, perpetuando fatos e acontecimentos; salientou o advento das mídias digitais mas mostrou que o mundo não pode prescindir dos impressos, presentes em jornais, cartazes, revistas e publicações diversas.

Usando da palavra, ressaltei a importância da ABIGRAF como entidade representativa de um setor que gera empregos e contribui para o desenvolvimento econômico de São Paulo e do Brasil. Reforcei minha disposição, como deputado estadual, para representá-los e atendê-los, seja na Assembléia Legislativa ou em meu escritório regional, em quaisquer assuntos nos quais lhes possa ser útil.


Registro, ainda, agradecendo-a, a recepção calorosa que nos foi proporcionada pelos dirigentes da Abigraf-RP, entre tais o 1º Vice-Presidente Seccional Edson Bianchi e a 1ª Secretária Teresinha A. P. Fernandes.



terça-feira, 24 de julho de 2012

Festa da Colheita de Mombuca no Calendário Turístico do Estado

Na abertura da Festa da Colheita de Mombuca – a partir deste ano integrando, devido projeto de minha autoria, o Calendário Turístico do Estado de São Paulo – fui representado pelo meu assessor parlamentar, o ex-prefeito de Pradópolis, Luiz Otávio Giovannetti que, em meu nome, cumprimentou o presidente da Associação Agro Cultural e Esportiva de Guatapará, Jun Kawakami, pelo sucesso de mais esse evento promovido pela colônia japonesa de Guatapará, bem como o vereador Stoque e demais autoridades.

O prefeito Samir Redondo, em respeito à legislação eleitoral, não participou da solenidade, sendo representado pela professora Adriana Sandrin Sartore, secretária da Educação, que fez um balanço das obras realizadas pela atual administração municipal no distrito de Mombuca, salientando:

“Todas as obras que foram e as que serão realizadas no bairro – explicitou a professora Adriana - contaram com a ajuda do deputado federal Duarte Nogueira e do deputado estadual Welson Gasparini, dois homens que vêm honrando o PSDB com suas atuações junto ao Congresso Nacional e à Assembleia Legislativa. No que se refere à cultura japonesa, gostaríamos também de destacar que a atual administração vem buscando valorizar e destacar essa riqueza que tanto eleva o nome do município. Seguindo esta linha, foi solicitado ao Deputado Welson Gasparini que elaborasse projeto de lei junto à Assembleia Legislativa de São Paulo para incluir a Festa da Colheita no calendário turístico do Estado de São Paulo. E assim foi feito. O sempre solícito deputado abraçou a ideia e hoje esta festa faz parte do calendário turístico do Estado. Além disso, o município vem lutando, com a ajuda do deputado Gasparini, para ser reconhecido como estância turística a partir de 2013 e uma das justificativas é exatamente a cultura japonesa que atrai turistas para Guatapará”.


Fico feliz, assim, com esse reconhecimento ao que considero um dever como deputado estadual: valorizar – através da colônia de Mombuca – a cultura japonesa tão presente e tão significativa em toda a região de Ribeirão Preto.

Posse do Conselho Diretor do Rotary Club Ribeirão Preto Irajá


Participei na noite da última segunda-feira (23-07) da reunião de posse do novo Conselho Diretor do Rotary Club Ribeirão Preto Irajá, presidido por Aguinaldo Aroldo da Silva e prestigiada pelo governador do Distrito 4540, Clóvis Vassimon.

Foi uma solenidade muito bonita na qual foram prestadas homenagens ao meu filho Maurício Gasparini (ex-presidente daquele Clube de Serviços pela sua eleição como líder de grupo de profissionais do Distrito 4540 em intercâmbio no Estado de Arizona e ao Alexandre Najem (filho da queridíssima Zezé Najem, recentemente falecida); empossadas Ana Carolina Scarparo da Trindade e Julícia de Carvalho como novas integrantes do Rotary-Irajá; transmitida a presidência da Casa da Amizade de minha nora Renata Pagotto Gasparini para Maria Conceição Scarparo, esposa de Luís Carlos Scarparo que presidiu a abertura dos trabalhos.

Usando da palavra, aproveitei para falar do meu orgulho em ser sócio honorário daquele Clube e fazer uma reflexão sobre a importância de uma instituição como o Rotary num momento em que a sociedade brasileira vive uma grave crise moral e espiritual, na qual a corrupção atinge não apenas a política mas também as demais instituições deste país.

domingo, 22 de julho de 2012

Transmissão de comando no 51º BPMI

Na tarde da última sexta-feira participei das solenidades de inauguração da foto do tenente coronel PM Salvador Loureiro Jr na galeria dos comandantes do 51º Batalhão da Polícia Militar do Interior e da posse do novo comandante tenente coronel Renato Armando Alves. O coronel Renato, novo comandante do 51º BPMI é filho do saudoso coronel Ricardo Armando Alves de atuação marcante em Ribeirão Preto e toda nossa região, seguindo assim a tradição iniciada pelo pai de servir São Paulo, servindo a nossa gloriosa Polícia Militar.

O ato de transmissão de posse foi conduzido pelo coronel Antonio César Cardoso (comandante do 3º CPMI) e contou com o prestígio de inúmeras autoridades representativas da Câmara Municipal, do Exército, da polícia civil e da própria polícia militar.

Usando da palavra, saudei o novo comandante, reconheci o excelente trabalho desenvolvido por Loureiro Jr. e, falando também em nome do governador Geraldo Alckmin, exaltei o trabalho desenvolvido por essa corporação em defesa da segurança pública dos cidadãos de São Paulo.


sábado, 21 de julho de 2012

Na busca de saídas para a crise do setor sucroenérgico


Na manhã do último dia 20 participei – ao lado dos deputados federais Duarte Nogueira, Vicentinho e José Mentor - do Encontro dos Prefeitos dos Municípios Canavieiros, iniciativa da Prefeitura Municipal de Sertãozinho, realizado no Teatro Municipal daquela cidade. Esse encontro, reunindo as principais lideranças da cadeia produtiva sucroenergética, foi uma iniciativa do prefeito Nério Costa, aberto com elucidadora palestra do professor Marcos Fava Neves, da FEA-RP/USP que mostrou um quadro amplamente favorável ao desenvolvimento do setor, reclamando porém da “miopia” do governo federal por não conseguir enxergá-lo na plenitude.

Em minha fala exaltei o trabalho apresentado pelo professor Fava Neves, exortando-o a apresentá-lo em clubes de serviços e, até, na Assembleia Legislativa, como parte de uma estratégia para esclarecer a opinião pública sobre a efetiva importância do segmento sucroenergético, não apenas para a região de Ribeirão Preto, como para todo o país.

Também falaram o presidente interino da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA) Antônio de Pádua Rodrigues; o presidente da Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro Sul, Ismael Perina Junior; Adézio José Marques, presidente do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br); Artur Bueno de Camargo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins; Danilo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical São Paulo; Plínio César, diretor da PC&Baldan Editora e Editora das Revistas CanaMix e Panorama Rural e, por último, o secretário adjunto do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de São Paulo, Aparecido de Jesus Bruzarosco anunciando investimentos, em regime emergencial, de programas de qualificação e requalificação profissional dos trabalhadores demitidos nas indústrias do setor.


Foi, enfim, um encontro muito positivo e do qual resultou a ‘Carta de Sertãozinho”, base para as próximas etapas do movimento pela retomada dos investimentos no setor sucroenergético; na sequência será agendada, no Palácio dos Bandeirantes, reunião com prefeitos e governadores dos Estados produtores de cana-de-açúcar, seguindo-se audiências públicas no Senado e na Câmara Federal com a participação de ministros e presidentes da Petrobrás e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, ao lado de lideranças dos produtores e dos trabalhadores.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Abraçando o aniversariante Alessandro Bárbaro

Ao lado do meu filho Maurício Gasparini e do deputado federal Duarte Nogueira estivemos, na manhã do último domingo, na Panificadora e Confeitaria Aline, na rua Aliados, no alto dos Campos Elíseos, para abraçar o nosso amigo comum Alessandro Bárbaro, então aniversariando. Foi uma oportunidade de confraternização com as pessoas que lá se encontravam, entre tais os genitores de Alessandro (o casal Maria José-Antônio Carlos Bárbaro), todas elas manifestando simpatia para as candidaturas de Nogueira para prefeito e Maurício para vereador.

Nogueira, Maria José, Antônio Carlos, Miguel Tardivo Bárbaro (filho de Aline, no colo do avô), o aniversariante Alessandro, Maurício e eu

56º aniversário do Sanatório Espírita Vicente de Paulo


Acompanhado do meu filho Maurício Gasparini e do deputado Duarte Nogueira  participei, no último domingo, das festividades alusivas ao 56º aniversário do Sanatório Espírita Vicente de Paulo, uma entidade que tão bons serviços tem prestado à saúde mental de Ribeirão Preto e região no decorrer da sua existência. Na oportunidade, reencontramos vários amigos, acompanhamos a palestra da tesoureira Maria das Graças Martins, recebemos o “passe” espiritual no salão nobre e, após, nos foi servido um café da manhã.

O presidente Luiz Antônio Caixe aproveitou o momento para homenagear alguns colaboradores que se destacaram durante mais um ano de atividades da Instituição. Foi honroso, para mim, dar um depoimento sobre a relevante ação social ali realizada, justificando minha presença e meu apoio à Casa.


quinta-feira, 12 de julho de 2012

“Jantar entre Amigos” homenageia o professor Cassoni


Participei, no último dia 6, do “Jantar entre Amigos”; uma promoção do jornal O DIÁRIO de Ribeirão Preto com o objetivo de homenagear personalidades de destaque na política, na imprensa, no empresariado e na comunidade de uma maneira geral. Idealizada pelo diretor-proprietário daquele jornal, Jubayr Ubyrantan Bispo, tendo sempre o jornalista Antônio Vicente Golfeto entre os anfitriões, a reunião deste mês de julho teve como convidado especial o jornalista Antônio Cassoni que estreou recentemente, no canal 20-NET, às 22h30, o programa “A Grande Entrevista”.

Cassoni é professor de Literatura Brasileira e Portuguesa, graduado em Letras Clássicas pela USP com especialização em literatura brasileira, tendo lecionado nas principais faculdades do interior e nos mais importantes cursinhos preparatórios para vestibulares do Estado. Como âncora de rádio e televisão trabalhou na rádio Jovem Pan-RP, na CBN Ribeirão Preto, na “79” e, durante 20 anos, criou e apresentou na TV Thathi os programas “Polêmica” e “Conexão Ribeirão”.

Realizado no restaurante do hotel Plaza Inn Master o “Jantar entre Amigos” é uma oportunidade na qual os convidados discutem, descontraidamente, assuntos da atualidade. Além de mim e dos jornalistas Ubyrantan e Golfeto, também participaram do evento deste mês de julho o empresário William Steagall; o ex-deputado federal Ricardo Ribeiro; a professora Cliscia Franco do Amaral e os jornalistas Jarbas Cunha e José Fernando Chiavenato.


BB apresenta linhas de crédito no plano de safra 2012-2013

Participei, na última quarta-feira, ao lado de Joaquim Augusto Azevedo Souza, presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Preto e de outras lideranças da agricultura regional – atendendo convite do superintendente estadual Oton Cabral Gonçales - da entrevista coletiva na qual o ex-senador e atual vice-presidente de negócios do Banco do Brasil, Osmar Dias, apresentou informações sobre a linha de crédito daquela instituição para o Plano de Safra 2012/2013 e os resultados alcançados no período 2011/2012, no Estado de São Paulo e na região de Ribeirão Preto.

Foram números, realmente, auspiciosos, mostrando que o Banco do Brasil está cumprindo o seu papel de fomentar a produção agrícola através de operações do crédito rural que deverão, na atual safra, alcançar R$ 55 bilhões, volume 14% superior ao aplicado na safra passada.

Apenas para Ribeirão Preto e região foram destinados R$ 265 milhões na safra passada, sendo R$ 10 milhões para a agricultura familiar. A agricultura familiar, por sinal, está em alta e, segundo Dias, a determinação da presidente Dilma é no sentido de não faltar dinheiro para esse segmento: só no Estado de São Paulo, serão disponibilizados R$ 760 milhões para a agricultura familiar e R$ 9,4 bilhões para a agricultura empresarial.


Outro anúncio importante de Osmar Dias foi o fato do BB lançar, ainda este mês, um seguro agrícola destinado aos produtores de café, dirigido aos agricultores que contratarem operações de custeio da plantação, ou seja, aqueles que já tiverem feito esse tipo de financiamento pelo próprio banco. Também haverá mais disponibilidade de crédito (R$ 3,4 bilhões) aos agricultores que aderirem a práticas mais sustentáveis de produção através das linhas do Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC).



sexta-feira, 6 de julho de 2012

Posse da nova diretoria do Sindicato Rural de Ribeirão Preto


Participei na tarde da última quinta-feira, atendendo convite do presidente reeleito do Sindicato Rural de Ribeirão Preto, Joaquim Augusto S. S. Azevedo Souza, da solenidade de posse da diretoria daquela entidade sindical para o triênio 2012-2013 e 2014. Na oportunidade, Joaquim Augusto saudou os novos diretores e fez referências especiais à memória do ex-presidente Paulo Farias; ao Flávio Prudente Corrêa e a Arnaldo Meirelles, que deixaram a diretoria mas continuarão colaborando com a entidade; informou, ainda, a excelente abertura conquistada pelo Sindicato junto à CNA, através da presidente Katia Abreu e do vice-presidente Fábio Meirelles Filho e lamentou a criação, pela mídia, de um conflito, a seu ver inexistente, entre ambientalistas e produtores rurais quando ambos lutam pelo objetivo comum de preservar o meio ambiente e garantir a produção rural.

Usando da palavra, aproveitei para renovar minha disponibilidade, como deputado estadual, de atuar em favor da classe produtora rural junto ao governo do Estado e para compartilhar da opinião,  expressa pelo Joaquim Augusto, sobre a importância da fixação de uma imagem positiva do produtor rural junto à opinião pública, infelizmente destorcida quando, nos dias de hoje, o que realmente tem garantido a estabilidade da economia é a força do agronegócio.

Falaram, ainda, Manoel Carlos Azevedo Ortolan (também presidente da CANAOESTE), expressando seu “privilégio” em integrar uma diretoria comandada por Joaquim Augusto “um presidente que tem coragem de escrever o que escreve e falar o que fala numa evidência da sua determinação em defender a classe” e, por último, o dr. José Eduardo Dutra de Oliveira, defendendo um trabalho do Sindicato pela integração de ambientalistas e produtores rurais num diálogo franco, capaz de desarmar os espíritos em torno de uma causa comum.

Diretoria eleita – A diretoria eleita, na qual só tenho amigos, é integrada pelos seguintes ruralistas: Joaquim Augusto S. S. Azevedo Souza, Genésio Abadio de Paula e Silva, Manoel Carlos Azevedo Ortolan, Ciro Niro Engrácia de Oliveira, Sérgio Cardoso de Almeida Filho, Francisco Ignácio da Silva Neto, Eduardo Bologna Soares de Oliveira, Heino Tálvio Barbosa Tavares, Luiz Ademar Bavaresco, Mário Rossi, Attilio Benedini Neto, Eduardo Cezarino de Oliveira e Paulo Roberto Titoto, Ana Maria de Faria, Edison Minohara, Francisco Cesar Urenha, Geraldo Zanetti, Hugo Evaristo Benedini, José Eduardo Dutra de Oliveira e Julio Gallo.


quinta-feira, 5 de julho de 2012

Kit livros para a biblioteca municipal de Mococa

Recebi em meu gabinete, na última segunda-feira (02/07), integrantes da Juventude do PSDB de Mococa que compareceram para retirarem um kit composto por cerca de 300 volumes entre livros, CDS e DVDs obtidos, por meu intermédio, junto ao governo do Estado.

Manifestei à comitiva mocoquense, com base na minha própria trajetória na vida pública, iniciada aos 17 anos como integrante da Juventude Democrata Cristão, minha fé na ação política do jovem na construção de um Brasil melhor e mais justo.

Eles aproveitaram a visita para me entregar documentação necessária para tornar – através de projeto de lei que vou apresentar na Assembleia Legislativa - de utilidade pública estadual a Associação Protetora dos Animais e Ecológica de Mococa – APAM.


terça-feira, 3 de julho de 2012

Ribeirão Preto vive a campanha “Bombeiro Sangue Bom”


Com o intuito de incentivar a doação de sangue no mês de julho – período em que os estoques de sangue chegam a cair 30% devido ao frio e às férias escolares - no último dia 2, “Dia Nacional do Bombeiro Militar” começou em Ribeirão Preto a 9ª edição da campanha “Bombeiro Sangue Bom”, encabeçada pelo 9º Grupamento de Bombeiros, em parceria com a ACIRP, a K2 Sports e o RibeirãoShopping. Convidado pelos organizadores (ao lado de meus filhos Marcelo e Maurício Gasparini) participei do lançamento oficial da campanha, na Alameda Gourmet daquele centro de compras, também celebrando a Ação Social 6 Milhas e a corrida de bombeiros e doadores, programada para o próximo dia 19 de agosto, aliando os benefícios da atividade física com o ato voluntarioso de doar sangue.

Usando da palavra, atestei o carinho e a admiração que tenho para com esses profissionais em sua tarefa, diuturna, de salvar vidas, seja combatendo incêndios ou em situações emergenciais de iminente risco.

Tendo a felicidade de pertencer, simbolicamente, a essa Corporação como “Bombeiro-Honorário”, acompanho a campanha “Bombeiro Sangue Bom” desde o seu início e o seu crescente sucesso: em 2010, foram 3.904 doações; em 2011, 5.656. Neste ano, acredito, durante este mês de julho, o recorde de doações junto às duas unidades do Hemocentro de Ribeirão Preto será novamente batido em benefício das pessoas cujas vidas dependem desse sangue!