segunda-feira, 27 de junho de 2011

Brodowski agora tem JPSDB

Participei, no último dia 19 de junho,  da solenidade de  fundação e posse da Juventude do PSDB de Brodowski, presidida pelo  jovem acadêmico de Direito Alífer Ferreira.  O evento foi prestigiado por lideranças importantes daquela cidade, entre tais  o ex-prefeito Zezinho Fabbri e os vereadores Gilmar Berlese e Marreta (presidente da Câmara Municipal). Participaram desse encontro festivo também o coordenador regional da JPSDB Rodrigo Junqueira e o presidente da JPSDB Ribeirão Preto Jorge Daher,  naquele ato também representando o deputado federal Duarte Nogueira. 



Em meu discurso ressaltei a importância da participação de jovens idealistas na política.


Meus amigos de longa data, Zezinho Fabbri e Pedro Segato

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Encaminhando as reivindicações dos servidores da saúde

Recebi em meu escritório de trabalho representantes do Sindserv-Saúde e da Associação dos Servidores do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (ASHC) que vieram pedir o meu apoio a reivindicações dos trabalhadores dessa área tão importante para a própria população. Alexandre Corte e Evaldo Nascimento, representando o SindservSaúde (presidente e secretário),  Marcelo Aparecido Mariano de Faria e Roberto Domingues Martins(presidente e tesoureiro), representando  a ASHC, expuseram-me o mesmo problema: a defasagem  salarial da categoria.  Segundo Alexandre, o vale alimentação está congelado há 12 anos em R$ 4. “Estamos solicitando - esclareceu-me –para que o senhor seja uma ponte entre o Sindserv-Saude de Ribeirão Preto e o governo Geraldo Alckmin;  acreditamos na força do deputado pelo trabalho feito em Ribeirão Preto e pela  sua sensibilidade social”.


Deixei claro a essas lideranças sindicais minha satisfação em recebê-los porque conheço-os como pessoas idealistas e que lutam pelo interesse da classe de maneira competente na busca de atender seus legítimos interesses. Recebi o elenco das reivindicações e me dispus a entregá-las ao governador de São Paulo, bem como buscar apoio na Assembléia Legislativa para que o governo paulista, o mais breve possível, dê uma resposta através da abertura do diálogo com as lideranças sindicais visando a valorização do trabalhador da área da saúde. É indiscutível que eles realmente fazem por merecer uma melhoria sensível capaz de corrigir todo um passado de injustiça em relação a esse setor. Tenho certeza de que o governador Alckmin, dentro das possibilidades orçamentárias do governo – e ele está há apenas poucos meses – dará prioridade ao atendimento dessas  reivindicações.


O presidente Alexandre Córte e o tesoureiro Evaldo Nascimento (do SINDSERV-SAÚDE) entregam-me a pauta das reivindicações dos servidores do HC, IAMSPE e Hospital Santa Tereza.


quarta-feira, 22 de junho de 2011

“Tributo à Excelência” reverencia personalidades de Ribeirão Preto e região

Na noite da última sexta-feira (17/06), fui homenageado com o troféu “Tributo à Excelência” criado pelo jornalista Manoel Simões e entregue a 57 personalidades e empresas de Ribeirão Preto e região.Realizado nas magníficas instalações da  “Quinta Linda” - tendo como padrinhos o casal Vanessa-Baleia Rossi – , o evento foi abrilhantado pela banda-show “Cruzeiro do Sul” – e contemplou as seguintes empresas e pessoas:
Abib Salim Cury; Ambient; Ambiente Moveis e Decorações; Ar Interior; Baleia Rossi; Banco Bradesco; Baterias Moura; Buffet Black Tie; Casa Rica; Clube TV;CODEP; Colégio Lacordaile Sant’Anna; Coopertarp; Criar; Sérgio Roxo da Fonseca; Droga Diet; Duarte Nogueira; Duetos;   EkoHaus; Faap; Fly Computadores: Francisco Mele Neto; Gráfica São Francisco; HYpuassu; Instituto Victório Valery; Irajá; José Carlos Carrascosa dos Santos; José Fernando Chiavenato; Luminus; Marmoraria Requinte; Menil; Multisolutions Tecnologia em Eventos; Mundial Imóveis; Nucleo Interior; Prefeituras de Cravinhos, Jaboticabal, Porto Ferreira, Pradópolis, São Simão, Serrana, Viradouro e Ribeirão Preto: Prisma Tintas; Revprol; Ribeirãoshopping; Riberball; Savegnago; SEb COC; Sindicato dos Servidores; Sindicato Rural de Ribeirão Preto; Sirlene Modas; Senhor Chopp; Unaerp; Walter Gomes; Welson Gasparini e WTB.
Nas fotos, imagens dessa noite memorável.
Minha filha Luciana, eu, Regina (minha nora) e meu filho Welson Jr.

Ampélio Gasparini, meu irmão ao lado de Luciana.

Welson Gasparini Jr, eu e o dr Jorge Daher, advogado e presidente da JPSDB de Ribeirão Preto.

Recebendo o prêmio das mãos do casal Vanessa e Baleia Rossi,

O gerente regional do CDHU Milton Leite e eu.

Eu, o dr. Joaquim Augusto S. S. Azevedo Souza, presidente do Sindicato Rural e da Associação Rural e Welson Gasparini Jr.
 
Eu ao lado do também homenageado deputado Duarte Nogueira, líder do PSDB Câmara Federal.

O anfitrião Manoel Simões, eu e o dr Joaquim.

Também prestigiaram o evento os amigos Estela - Joaquim Augusto; Luiz Bavaresco - Marli; Mariana Azevedo Souza; Jarbas Cunha - Rivonete.

Fui entrevistado pelo amigo Kiko Magrini.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Presença e apoio ao 1º Encontro das Águas

Comecei minha semana, na manhã do último dia 20 (segunda-feira),atendendo convite do vereador Gilberto Abreu, participando,  nas faculdades COC,  da abertura do 1º Encontro das Águas promovido pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto. Tive a oportunidade de me avistar com o secretário estadual de Saneamento e Recursos Hidricos, o deputado estadual licenciado do PV Edson Giriboni; com o vereador Nicanor Lopes, presidente da Câmara Municipal e com uma expressiva delegação da cidade de Orlândia integrada pelo jornalista Otacílio Ferreira (diretor do jornal “Feitiço da Vila”) e membros do  PV daquela cidade, como o ex-vereador Lauro Pernambuco, Aparecido Donizete Lázaro, Carlos Rogério e Alexandre Ferancini. Aproveitei para manifestar aos vereadores Nicanor Lopes e Gilberto Abreu o meu apoio a uma iniciativa como aquela voltada para discutir políticas publicas capazes de disciplinar o uso racional da água e a preservação das fontes naturais. Deixei claro que, na Assembléia Legislativa, minha postura será sempre favorável a qualquer iniciativa voltada para a preservação dos recursos naturais e pela preservação da vida. Também fui alvo de manifestações de simpatia (as quais sou grato) da estudante de direito Ludmila Lunardelo, de Joaquim Andrade e de Sandra Zanetti, os dois últimos assessores do vereador Gilberto Abreu.

 
O secretário Edson Giriboni, vereador Gilberto Abreu, eu e o presidente da Câmara Municipal Nicanor Lopes.

Eu ao lado do jornalista Otacílio Ferreira, diretor do Jornal Feitiço da Vila (primeiro da direita para a esquerda) e da delegação do PV de Orlândia.


Eu e a acadêmica de Direito do COC Ludhimila Lunardelo.

Ao meu lado, Sandra Zanetti, assessora parlamantar da Câmara de Ribeirão Preto.

Reencontro com meu antigo colaborador na Prefeitura Joaquim Andrade.


segunda-feira, 20 de junho de 2011

Caminhando no calçadão...

Na última sexta-feira, dia 17, tive a oportunidade de fazer uma breve caminhada no calçadão de Ribeirão Preto e encontrar pessoas queridas, vejam as fotos desses momentos:

O amigo Gesiel Santana e eu.

O querido Maurício e eu.

João José Peroni, o conhecido "João Garapeiro Filho" e eu.

Eu e a querida amiga Dorotea Castigio.


sexta-feira, 17 de junho de 2011

Visitas que muito me honram...

Recebi em meu gabinete de trabalho, na Assembléia Legislativa, entre visitas que muito me honram, a prefeita de Rincão, Terezinha Ignês Servidone, aproveitando para levantar pleitos de interesse dos seus munícipes. Também me visitaram o vereador Cristiano Dias Borborema (o Cristiano Cabeleireiro), de Brodosqui e o suplente de vereador daquela cidade Mário Belcelli.  Outra visita importante foi a do prefeito de Tambau, Antonio Agassi, acompanhado do coordenador de Educação, Esporte e Cultura daquele município Nelson Mendes Carvalho e do presidente do diretório municipal do PSDB  Paulo Ricardo Morandini.
Ana Claudia, secretária da educação de Rincão, eu e Terezinha Ignês Servidone, prefeita de Rincão.

Atendendo a comitiva de Brodósqui.

Vereador Cristiano Dias Borborema (o Cristiano Cabeleireiro), de Brodósqui, eu e o suplente de vereador daquela cidade Mário Belcelli.

Recebi as solicitações de Tambaú do coordenador de Educação, Esporte e Cultura daquele município Nelson Mendes Carvalho, do presidente do diretório municipal do PSDB  Paulo Ricardo Morandini e do prefeito Antônio Agassi.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Assembléia aprova meu projeto criando cursos para treinamento na área de recicláveis


Em sessão extraordinária, realizada na última quarta-feira (08) a Assembléia Legislativa aprovou projeto de lei por mim apresentado   dispondo sobre a criação de cursos para treinar trabalhadores nas atividades de aproveitamento de materiais recicláveis.

É a seguinte a íntegra desse  projeto de número 398-2011:



          
Artigo 1º - Fica, por esta lei, autorizado o Poder Executivo a celebrar convênios com órgãos governamentais, empresas publicas e privadas, instituições de ensino e ONGs – nacionais ou estrangeiras – com o objetivo de reunir esforços e recursos para a organização de cursos de atualização e requalificação profissional de trabalhadores nas atividades de coleta seletiva do lixo e aproveitamento de materiais recicláveis.

            Artigo 2º - As despesas decorrentes da aplicação desta Lei correrão por conta das dotações orçamentárias existentes, suplementadas se necessárias, ficando obrigatória sua inclusão nos orçamentos futuros.

            Artigo 3º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.”

Na minha justificativa, eu apontei o grande número de trabalhadores nas atividades de coleta seletiva do lixo e aproveitamento de materiais recicláveis existente pelo Estado, considerando de extrema importância estes trabalhadores serem qualificados para um  maior aproveitamento desse material que cresce a cada dia. Para mim, conforme deixei claro, a coleta seletiva do lixo e também o aproveitamento de materiais recicláveis é de extrema importância para o Estado; com a capacitação dos trabalhadores destas áreas, certamente  conseguiremos diminuir a grande quantidade de lixo que vai parar em nossos aterros sanitários, reduzindo assim os problemas gerados  nessa área. Fico muito feliz, assim, pela compreensão dos meus colegas aprovando projeto de tão relevante interesse para a própria causa ambientalista, felizmente tão em voga em nosso país..

Preços de remédios inviabilizam curas...

Se há uma questão que, como cidadão e homem publico, não posso silenciar é a dos absurdos preços dos remédios, contrariando inclusive o preceito constitucional segundo o qual Saúde e  Educação representam direitos líquidos e certos das pessoas. De que adianta as pessoas irem, com dificuldade, às consultas médicas se, quando vão adquirir os remédios, os preços inibem o seu poder de compra:? Às vezes, não conseguimos entender como algumas pílulas pequenas custam uma fortuna. Tínhamos uma esperança: os chamados “genéricos”. Só que agora, segundo a  imprensa denuncia, além dos preços absurdos cobrados pelos chamados “genéricos” um outro fato igualmente grave: 90% das substancias utilizadas nesses medicamentos são produzidas no exterior, principalmente na Índia; apenas 10% são produzidas no Brasil.
            Cabe a indagação: se não há mais patentes, por que o Brasil não produz esses medicamentos genéricos? Ou, pelo menos, um percentual bem maior?
Da tribuna da Assembléia fiz um apelo  ao Governador de São Paulo, dr. Geraldo Alckmin, conclamando-o a reagir a essa situação, Afinal, temos a Furp, Fundação do Remédio Popular, e condições de produzir remédios pelo próprio governo, freando inclusive a ganância de alguns laboratórios particulares. O Procon, que é um organismo oficial do Governo, fez uma pesquisa nas farmácias e constatou, em  remédios , diferença de preço superior  a 250 por cento.
Isso, acredito, é um verdadeiro assalto à economia popular, um roubo. Como   pode um produto, fundamental para a saúde da população, ter uma diferença de venda  de mais de 200 por cento? Eu não defendo  que o Poder público entre em tudo mas, em  determinados momentos  não há outra solução, até como forma de  garantir preços justos. Vi a noticia da pesquisa em 15 farmácias apontando essas distorções mas não vi, na sequência, providências tomadas pelos órgãos públicos para colocar um paradeiro nesse autêntico desprezo à  economia popular.
 Acho de grande importância, portanto,  dois aspectos na área de remédios: em primeiro lugar,  uma fiscalização mais severa contra os abusos à   economia popular nessa questão de preços; em segundo, no concernente aos genéricos, um estudo sério sobre o tema para não termos de continuar importando 90% das substâncias utilizadas se, como já não existem patentes, elas já deveriam estar sendo fabricadas no  Brasil.
            Na verdade, o preço do remédio não pode   – como acontece em alguns casos - inviabilizar a cura da doença; saúde, não custa ressaltar, é um legítimo direito constitucional do cidadão...

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Biomater apresenta plástico que se transforma em adubo natural

A meu convite,   a Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa, da qual sou membro, recebeu a visita dos senhores  Angelo Vicente e João Carlos de Godoy Moreira (representantes da Empresa Biomater Bioplásticos do Brasil) que apresentaram o plástico compostável ou bioplástico.
Foi um encontro muito produtivo porque ensejou aos parlamentares o conhecimento desse produto fabricado através da  resina extraída da mandioca, do milho, da batata, da cana-de-açucar etc.
Trata-se, daí sua importância ecológica, de um plástico que, em compostagem, se decompõe em 180 dias, na forma de húmus, ou seja:  adubo natural que,  juntamente com resíduos orgânicos,  serve para adubar a terra.
 A reunião foi um sucesso e mereceu elogios de todos os deputados membros da Comissão, notadamente do presidente   Deputado Vitor Sapienza.

Angelo Vicente e João Carlos de Godoy Moreira (representantes da Empresa Biomater Bioplásticos do Brasil)



Visita à Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto


Tive a oportunidade de participar da abertura oficial da Feira do Livro e, inclusive, através do meu assessor, dr. Jorge Daher, receber homenagem da organização pelo fato de ter obtido do governo do Estado a liberação de R$ 150 mil para o evento. No sábado, acompanhado da minha esposa, Aurisinha, vivi momentos de emoção através da comovente interpretação da atriz Nicete Bruno de textos da escritora e poetisa ribeirãopretana Vera Gaetani, esposa do médico Luiz Gaetani que foi meu secretário da Saúde na gestão 89-92. Na segunda-feira, novas emoções com a leitura do ator Nelson Xavier a textos do jornalista e meu amigo de muitos anos Saulo Gomes, um dos maiores repórteres que a TV brasileira já teve.  Revi, também, a escritora Irene Coimbra(produtora do programa “Ponto & Vírgula”)  atuando como apresentadora da Nicete Bruno  e o ativista cultural Gilson Filho apresentando Nelson Xavier. 

Aproveitei, em ambas as oportunidades, para percorrer os estandes, cumprimentando e recebendo cumprimentos de muitos amigos com as quais cruzei nessas andanças.

Considero a Feira do Livro um dos eventos mais importantes para a cultura de Ribeirão Preto porque enseja o convívio e a intimidade de leitores com autores, além de shows musicais e inúmeras outras atrações.

Participando da abertura oficial da feira.

Antônio Carlos França, presidente do conselho deliberativo da AMAP, eu, minha esposa e dona Cida, esposa do França.



Visitei os simpáticos expositores cubanos.

Fui entrevistado pelas jovens do SENAC.

Eu e as jovens estudantes do SENAC.


Débora Vendramini, secretária da Educação, Edgard de Castro, vice-presidente da Fundação Feira do Livro e eu.


Eu e o amigo Ciro Engrácia.